Mostrando postagens com marcador ITAÍBA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ITAÍBA. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 25 de junho de 2026

São João Popular de Itaíba começa nesta sexta (26) com shows, entrega de títulos e novos veículos

          A contagem regressiva terminou. A partir desta sexta-feira (26), Itaíba entra oficialmente no clima do São João Popular 2026, que promete três dias de muita música, cultura, ações sociais e importantes entregas para a população. A programação segue até o domingo (28), reunindo grandes atrações musicais, apresentações de quadrilhas juninas, entrega de títulos do Programa Moradia Legal, novos veículos para o município e a realização da primeira Caminhadinha do Forró.

O prefeito Pedro Pilota destacou que a programação visa manter viva a tradição junina da cidade e promove ações que engradecem Itaíba e seu povo. 

“A programação foi preparada para valorizar as tradições nordestinas e proporcionar momentos de lazer para toda a população, aliando cultura, entretenimento e ações importantes para o desenvolvimento do município”, revelou o prefeito. 

A abertura da festa, na sexta-feira, será marcada por um momento de grande importância para dezenas de famílias. Às 18h, a Prefeitura realiza a entrega dos títulos do Programa Moradia Legal, garantindo mais segurança jurídica aos moradores. Em seguida, às 19h, o público poderá prestigiar uma apresentação de quadrilha junina, mantendo viva uma das maiores tradições do período. 

A partir das 21h, o palco principal recebe os shows de Túlio Duarte, Valdinho Paes e Jorge Patrício, dando início à programação musical do evento. 

No sábado (27), a festa continua com apresentação de quadrilha às 19h e, logo depois, os shows de Forró dos Reis, Ycaro Andrade e Varadões Forró, prometendo animar o público até a madrugada. 

O encerramento, no domingo (28), começa às 14h com a concentração da 1ª Caminhadinha do Forró, iniciativa voltada às famílias e organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A programação segue com apresentações culturais e oferta de serviços na praça. 

Ainda no domingo, às 18h, a Prefeitura realizará a entrega de novos veículos que irão reforçar a estrutura da administração municipal e ampliar os serviços prestados à população. 

A programação musical será encerrada em grande estilo, a partir das 21h, com shows de Forró dos Plays, Ciro Santos e Admilson Santos, fechando mais uma edição do tradicional São João Popular de Itaíba. 

Além de fortalecer a cultura popular, o São João Popular movimenta a economia local, impulsionando o comércio, os empreendedores, ambulantes e o setor de serviços, consolidando-se como um dos principais eventos do calendário cultural de Itaíba.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

terça-feira, 23 de junho de 2026

Itaíba: Pedro Pilota denuncia vandalismo em trecho da Adutora do Agreste e oferece recompensa

               O prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, realizou uma vistoria em um trecho da Adutora do Agreste e denunciou um ato de vandalismo que teria comprometido o abastecimento de água do município e de comunidades da região.

Segundo o gestor, uma peça fundamental do sistema foi furtada, o que teria causado a interrupção e instabilidade no fornecimento de água.

“Esse é o real motivo da falta de água na nossa cidade. Uma pessoa roubou essa peça aqui da Adutora do Agreste, que leva água para Itaíba e região”, afirmou o prefeito durante a vistoria.

Pedro Pilota classificou o caso como crime e disse que medidas já estão sendo adotadas junto aos órgãos competentes para identificar os responsáveis. Ele também fez um apelo à população por informações que possam ajudar na investigação.

“Quem souber de alguma coisa, nos comunique. Eu queria dar uma recompensa a quem sabe o paradeiro dessa peça e a pessoa que fez esse ato de vandalismo. Isso é crime e já estamos tomando todas as providências cabíveis”, destacou.

O prefeito informou ainda que entrou em contato com a Compesa, que já trabalha para resolver o problema. Como a peça danificada é específica e fabricada sob medida, a previsão é de que o reparo demande um curto período de produção e substituição.

A gestão municipal informou que segue acompanhando a situação e espera a normalização do abastecimento o mais breve possível. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Itaíba consolida Festival Regional de Quadrilhas Juninas e registra recorde de público na segunda edição

               O município de Itaíba viveu uma grande celebração da cultura nordestina com a realização do 2º Festival Regional de Quadrilhas Juninas, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Eventos, em parceria com a Junina Bem-Te-Vi. O evento foi acompanhado de perto pelo prefeito Pedro Pilota e o Secretário Arnon Vieira Ramos.

Realizado na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Presidente Médici, o evento reuniu milhares de pessoas e contou com a participação de 14 quadrilhas juninas de diversos municípios pernambucanos e de outros estados do Nordeste, consolidando-se como um dos mais importantes festivais culturais da região.

O prefeito Pedro Pilota e o secretário Arnon Vieira comemoraram o sucesso da iniciativa, que registrou recorde de público e transformou Itaíba em um grande palco de valorização das tradições juninas.

Segundo Arnon Vieira, o resultado superou as expectativas da organização. Além da grande presença popular, o festival garantiu premiação em dinheiro, troféus e medalhas para as quadrilhas vencedoras, fortalecendo o incentivo aos grupos culturais.

“O público lotou toda a estrutura preparada para o evento. Isso demonstra a força da cultura popular e o potencial do festival. Para o próximo ano, já estamos planejando uma estrutura ainda maior, em um espaço mais amplo e com realização em dois dias, devido ao crescente número de quadrilhas interessadas em participar”, destacou o secretário.

O prefeito Pedro Pilota ressaltou a importância do investimento na cultura popular como instrumento de valorização das tradições nordestinas e fortalecimento da identidade cultural do município.

“É uma satisfação ver Itaíba se consolidando como referência na realização de eventos culturais. Investir na cultura é preservar nossa história, fortalecer nossas raízes e movimentar a economia local. No próximo ano, vamos realizar um festival ainda maior”, afirmou.

Após as apresentações e avaliações da comissão julgadora, as quadrilhas vencedoras da segunda edição do festival foram:

1º Lugar – Anarrié (Brejão – PE)

2º Lugar – Sinhá Rendeira (Pesqueira – PE)

3º Lugar – Magia Matuta (Ibimirim – PE)

4º Lugar – Raízes do Nordeste (Paranatama – PE)

O sucesso da segunda edição reforça o Festival Regional de Quadrilhas Juninas de Itaíba como um importante espaço de valorização da cultura popular, reunindo artistas, grupos culturais e admiradores das tradições nordestinas em um evento que já integra o calendário cultural da região.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Pedro Pilota anuncia atrações do São João Popular de Itaíba e confirma Festival de Quadrilhas com premiação

             O prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, divulgou a programação oficial do São João Popular 2026, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de junho, reunindo atrações musicais, manifestações culturais e o tradicional espírito junino que movimenta a cidade e atrai visitantes de toda a região.

Com uma programação voltada para valorizar a cultura nordestina e promover lazer para as famílias itaibenses, o evento contará com três noites de shows no palco principal.

Na sexta-feira (26), a festa será animada por Túlio Duarte, Valdinho Paes e Jorge Patrício. No sábado (27), sobem ao palco Forró dos Reis, Ycaro Andrade e Varadões Forró. Já no domingo (28), encerrando a programação, se apresentam Forró dos Plays, Ciro Santos e Admilson Santos.

Segundo o prefeito Pedro Pilota, o São João Popular representa um momento de celebração da identidade cultural do município e também de fortalecimento da economia local.

"Estamos preparando uma grande festa para nossa população e para todos que visitarem Itaíba. O São João é uma tradição que faz parte da nossa história e da nossa cultura. Além de proporcionar lazer e entretenimento, movimenta o comércio, gera renda e fortalece o sentimento de pertencimento do nosso povo. Queremos realizar um dos maiores e melhores São João dos últimos anos", destacou o prefeito.

Antes da programação principal, a Prefeitura realizará o 2º Festival de Quadrilhas Juninas de Itaíba, marcado para o dia 21 de junho, a partir das 17h, na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Presidente Médici.

O evento reunirá grupos juninos em uma grande celebração da cultura popular nordestina, com apresentações que prometem encantar o público através da dança, figurinos, coreografias e da valorização das tradições juninas. Como incentivo aos participantes, as quadrilhas classificadas do 1º ao 4º lugar receberão premiação.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Arnon Vieira, ressaltou que a gestão municipal tem trabalhado para fortalecer as manifestações culturais que fazem parte da identidade do município.

"O Festival de Quadrilhas é um dos momentos mais especiais do nosso calendário cultural. Além dos grandes shows do São João Popular, estamos investindo na valorização dos grupos juninos, que preservam uma das mais belas tradições do Nordeste. Teremos premiação para as quadrilhas vencedoras e uma grande festa para celebrar nossa cultura, nossa história e o talento dos nossos artistas", afirmou.

A expectativa da Prefeitura é reunir milhares de pessoas durante as festividades, consolidando Itaíba como um dos destinos juninos do Agreste pernambucano.

Com forró, tradição, cultura e valorização das raízes nordestinas, o São João Popular de Itaíba promete transformar a cidade em um grande arraial de alegria durante todo o mês de junho.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

segunda-feira, 8 de junho de 2026

João Campos cumpre agenda em Águas Belas e Itaíba e reforça compromissos ao lado de Bruno Marques

             O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, cumpriu agenda nesta segunda-feira no Agreste Meridional, passando pelos municípios de Águas Belas e Itaíba. Acompanhado de diversas lideranças políticas da região, entre elas o pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques, o socialista participou de encontros com a população e visitou espaços tradicionais dos municípios.

Em Águas Belas, João Campos percorreu a tradicional feira livre da cidade, conversando com feirantes, comerciantes e moradores. A presença do pré-candidato movimentou o centro comercial do município e atraiu a atenção de quem acompanhava as atividades da feira, considerada uma das mais importantes da região.

Durante a visita, João ouviu demandas da população e reforçou a importância de construir um projeto de desenvolvimento voltado para o interior pernambucano. Ao lado de Bruno Marques e de outras lideranças locais, o pré-candidato destacou a necessidade de ampliar investimentos em infraestrutura, mobilidade e geração de oportunidades para os municípios do Agreste.

Antes de chegar a Águas Belas, João Campos esteve em Itaíba, onde participou de compromissos políticos e dialogou com representantes da região. Na ocasião, o socialista assumiu o compromisso de defender a pavimentação da estrada que liga Itaíba ao município de Ouro Branco, em Alagoas, uma reivindicação histórica dos moradores que utilizam diariamente o trecho para deslocamentos e atividades econômicas.

Acompanhando a visita, Bruno Marques destacou a importância de aproximar as discussões sobre desenvolvimento das necessidades reais da população, especialmente nas regiões que aguardam investimentos estruturadores.

A passagem pelos dois municípios também serviu para ampliar o diálogo com lideranças políticas, produtores rurais, comerciantes e representantes de diversos segmentos da sociedade, consolidando uma agenda focada na escuta e na construção de propostas para Pernambuco. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Saúde de Itaíba amplia serviços e fortalece atendimento no Hospital João Vicente

            A saúde pública de Itaíba segue avançando com investimentos que estão fortalecendo o atendimento oferecido à população. O Hospital Municipal João Vicente vem ampliando serviços, aumentando a oferta de especialidades e garantindo mais acesso à assistência médica para os moradores do município. 

Atualmente, a unidade conta com dois médicos de plantão 24 horas por dia, serviço de raio-X, telemedicina, sistema informatizado e farmácia abastecida, além de diversos atendimentos especializados. 

A secretária municipal de Saúde, Bruna Brito, destacou que o foco da gestão é garantir atendimento de qualidade e ampliar cada vez mais os serviços ofertados à população. 

"Estamos trabalhando para oferecer uma saúde cada vez mais eficiente e humanizada. Hoje contamos com uma estrutura fortalecida, mais profissionais e novos serviços, sempre com o compromisso de cuidar das pessoas e oferecer um atendimento de excelência para quem precisa da rede pública de saúde", afirmou. 

Entre os serviços disponibilizados estão atendimentos em gastroenterologia, psiquiatria, ginecologia, pediatria, otorrinolaringologia e cardiologia, além da realização de exames como ultrassonografia, endoscopia, ecocardiograma e eletrocardiograma. 

Outro destaque é a assistência voltada às crianças atípicas, que contam com acompanhamento multiprofissional formado por neuropediatra, fonoaudiólogo, psicólogos, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicopedagogo e fisioterapeutas. 

Além dos avanços no hospital, a Prefeitura de Itaíba também mantém ações na zona rural através do programa Saúde em Movimento, que leva atendimento odontológico às comunidades por meio do Odontomóvel. Trabalho reforçado por uma rede completa, com 10 Unidades Básicas de Saúde em funcionamento, incluindo o programa Boa Noite Saúde, com atendimento noturno, além do CAF, SAD, SAMU e CAPS. 

Segundo a Secretária de Saúde, Bruna Brito, “os investimentos fazem parte do compromisso da gestão do prefeito Pedro Pilota em fortalecer a rede municipal e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde”. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quinta-feira, 4 de junho de 2026

Itaíba entrega novo Ponto de Apoio à Saúde na comunidade Jiboia e amplia acesso aos serviços básicos

Unidade beneficiará mais de 400 moradores da zona rural e reforça estratégia de descentralização da saúde no município

A Prefeitura de Itaíba deu mais um passo no fortalecimento da atenção básica à saúde com a entrega de um novo Ponto de Apoio à Saúde na comunidade Jiboia, área pertencente ao território da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lagoa Comprida. A iniciativa amplia o acesso da população rural aos serviços de saúde e aproxima os atendimentos dos moradores da localidade.

A nova estrutura já está em funcionamento e atenderá diretamente mais de 400 pessoas, além de fortalecer o trabalho desenvolvido por três Agentes Comunitários de Saúde que atuam na região.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Bruna Brito, a implantação do equipamento representa um avanço importante para a assistência oferecida às comunidades mais distantes da sede do município.

“Essa conquista aproxima ainda mais os serviços de saúde da população e beneficiará diretamente a área de atuação de três Agentes Comunitários de Saúde, levando mais acesso, comodidade e cuidado para centenas de itaibenses que vivem nessa região”, destacou.

A criação do novo ponto de apoio faz parte da estratégia da gestão municipal de descentralizar os serviços públicos de saúde, garantindo que moradores da zona rural tenham mais facilidade para acessar atendimentos, acompanhamentos e ações preventivas sem a necessidade de longos deslocamentos.

Para o prefeito Pedro Pilota, a entrega da unidade reforça o compromisso da administração com a melhoria da qualidade de vida da população e a ampliação dos serviços essenciais.

“Ver a saúde chegando cada vez mais perto de quem precisa é motivo de felicidade e reforça nosso compromisso de cuidar das pessoas com presença, respeito e responsabilidade”, afirmou o gestor.

A ampliação da rede de apoio à saúde integra um conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Itaíba para fortalecer a atenção básica, considerada a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de facilitar o acesso aos serviços, os pontos de apoio contribuem para ampliar o acompanhamento das famílias, fortalecer as ações de prevenção e garantir mais agilidade na identificação das demandas da população. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quarta-feira, 3 de junho de 2026

Pedro avança com obras de asfalto em ruas e avenidas de Itaíba, Negras e Jirau

              O asfalto já é realidade em Itaíba e começa a chegar nos distritos de Itaíba e Negras, mudando a cara da cidade. As obras foram intensificadas nos últimos dias pelo prefeito Pedro Pilota, com o trabalho entrando pela madrugada em um investimento de mais de R$ 2 milhões.  Rua João Martins, Rua Cacimba do Gado, Rua Pedro Vieira, além de ruas em Negras e Jirau, estão recebendo o novo asfalto.

“São investimentos que levam mais conforto, segurança e desenvolvimento para nossa população. Quem acompanha de perto vê o quanto Itaíba tem avançado. É obra saindo do papel, compromisso sendo cumprido e qualidade de vida chegando para quem mais precisa”, afirmou o prefeito. 

A ação representa um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, viabilizados por meio de parceria entre a gestão municipal, o Governo Federal, a Codevasf e o deputado federal Silvio Costa Filho. 

Pedro Pilota acompanhou pessoalmente o avanço dos trabalhos na Pedro Vieira e demais artérias, ao lado do vice-prefeito Leandro da Saúde. 

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, João Arcoverde, o programa de pavimentação alcançará sete ruas e avenidas distribuídas entre a sede e os distritos, promovendo modernização urbana, valorização imobiliária e melhores condições de tráfego. 

Na área urbana de Itaíba, estão sendo beneficiadas a Avenida Rio Branco e as ruas João Martins, Pedro Alcântara e Pedro Vieira. Já no distrito do Jirau, a pavimentação alcança a Rua São Francisco. Em Negras, as intervenções incluem a Rua Getúlio Vargas e a Praça Nossa Senhora da Conceição. 

Além da melhoria estética e estrutural, a gestão municipal destaca que a pavimentação asfáltica reduzirá problemas históricos relacionados à poeira, lama em períodos chuvosos e dificuldades de deslocamento da população. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

sábado, 30 de maio de 2026

Regina da Saúde destaca importância da Adutora do Agreste para o abastecimento da região

            A pré-candidata a deputada estadual Regina da Saúde participou, nesta sexta-feira (29), de mais uma etapa importante das obras da Adutora do Agreste, acompanhando a ligação das primeiras baterias dos poços de Tupanatinga, no Agreste de Pernambuco.

A ação representa um avanço significativo para a ampliação da oferta de água e reforça a expectativa de melhoria no abastecimento em municípios da região. “Estamos acompanhando de perto cada avanço dessa obra tão sonhada pelo povo da nossa região”, afirmou Regina da Saúde.

A Adutora do Agreste é considerada uma das maiores obras hídricas de Pernambuco e tem papel estratégico para reduzir os impactos da escassez de água em vários municípios. A ligação das baterias dos poços de Tupanatinga marca mais um passo no processo de expansão do sistema.

“A água para nossa região é uma conquista que gera desenvolvimento e traz mais dignidade para quem vive no Agreste. Por isso, estendo minha gratidão à nossa governadora Raquel Lyra e a todo o corpo técnico da Compesa”, destacou Regina da Saúde, que esteve acompanhada do prefeito de Itaíba, Pedro Pilota, vereadores e lideranças da região.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

sexta-feira, 29 de maio de 2026

Itaíba vira referência nacional em Educação em Tempo Integral com projeto que ampliou em 460% as matrículas

Município no Agreste de Pernambuco é selecionado pelo MEC em edital de experiências exitosas após universalizar acesso à educação integral da zona urbana às comunidades quilombolas. 

A política de Educação Integral do município de Itaíba, situado no Agreste pernambucano, ganhou chancela nacional. O projeto “Equidade através da Educação Integral: Expansão da oferta no município de Itaíba” foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) para integrar o prestigiado Mapa de Experiências Exitosas. O município figurou entre os finalistas do Edital MEC nº 1/2026, que mapeia as iniciativas mais inspiradoras de gestão e práticas pedagógicas em tempo integral no país. 

A ascensão de Itaíba no cenário educacional é respaldada por dados robustos de impacto social. Em um intervalo de apenas um ano, a rede municipal registrou um salto exponencial: saiu de 168 matrículas em tempo integral, em 2024, para 944 em 2025 — um crescimento superior a 460%. Mais do que volume, a expansão priorizou a descentralização, alcançando estudantes da zona urbana, áreas rurais, assentamentos e comunidades quilombolas. 

"Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo, da determinação do prefeito Pedro Pilota em investir numa educação mais forte e um reconhecimento que evidencia o compromisso do município com uma educação pública mais inclusiva, democrática e transformadora", destacou o Secretário Municipal de Educação, Paulo Bruno. 

O diferencial estratégico de Itaíba partiu da base. Sob o guarda-chuva do projeto “Nossa Voz, Nossa Educação”, a gestão municipal implementou um modelo de escuta ativa que envolveu ativamente famílias, estudantes, professores e lideranças locais.

A partir do diagnóstico das comunidades, o plano de tempo integral foi estruturado além da extensão do horário, focando em um currículo multidimensional. Entre as principais ações implementadas estão: 

  • Reforço Pedagógico: Recomposição das aprendizagens e oficinas de leitura.
  • Formação Cidadã: Oficinas socioemocionais, práticas esportivas e ensino de língua inglesa.
  • Identidade e Cultura: Valorização das raízes e saberes locais.
  • Estrutura de Apoio: Reorganização da gestão, ampliação da alimentação escolar e adequação logística no transporte público. 

A seleção de Itaíba ocorreu no âmbito do Programa Escola em Tempo Integral, uma política pública macro do Ministério da Educação executada em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo TEIA (Territórios, Educação Integral e Cidadania). O programa visa fomentar o desenvolvimento de matrículas em tempo integral em todas as etapas da educação básica, sob a perspectiva da equidade social. 

Ao se consolidar no Mapa do MEC, Itaíba deixa de ser apenas um caso local para se transformar em um modelo de política pública replicável para municípios de pequeno e médio porte em todo o Brasil.

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

terça-feira, 26 de maio de 2026

Pedro Pilota amplia maior programa de pavimentação de Itaíba e avança com novas obras

                 A gestão do prefeito Pedro Pilota segue avançando com o maior programa de pavimentação já executado em Itaíba. Após concluir as obras da Rua 09 de Maio, a Prefeitura iniciou nesta semana os trabalhos de saneamento e pavimentação da Rua Saturnino Pinto, dentro de um pacote de investimentos superior a R$ 2 milhões em infraestrutura urbana.

Segundo o prefeito, a obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores da localidade, que conviviam há anos com problemas provocados pela lama no período chuvoso e pela poeira durante o verão.

Pedro Pilota explicou que a rua não fazia parte das obras licitadas no primeiro ano de gestão, o que impossibilitou a execução imediata do calçamento. No entanto, afirmou que assumiu o compromisso de priorizar a via a partir do segundo ano de governo, após garantir recursos para ampliação do programa de pavimentação.

“Eu me comprometi que, a partir do segundo ano, quando conseguisse os recursos, essa e outras ruas seriam prioridades do governo. Estamos começando as obras primeiro pelas que visitei ainda na campanha e vi de perto o sofrimento dos moradores. Promessas que a gente começa a cumprir, levando dignidade e mais qualidade de vida para a população”, destacou o prefeito.

O secretário de Infraestrutura, João Arcoverde, afirmou que a Rua Saturnino Pinto já entrou no cronograma acelerado de obras e passará por completa transformação urbana.

“A Rua Saturnino Pinto já entrou no ritmo da transformação e em breve ficará totalmente saneada e pavimentada”, afirmou o secretário.

A Prefeitura de Itaíba vem intensificando investimentos em infraestrutura urbana como parte do plano de mobilidade e melhoria da qualidade de vida nos bairros do município. A expectativa da gestão é ampliar o número de ruas beneficiadas ao longo dos próximos meses.

“Nosso compromisso é seguir trabalhando sem parar para melhorar cada canto da nossa cidade. A mudança continua acontecendo nas ruas e na vida do povo”, concluiu Pedro Pilota. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

segunda-feira, 25 de maio de 2026

Justiça Eleitoral cobra Valdo do Pipa por pagamento de débitos após descumprimento de acordos em Itaíba

           A Justiça Eleitoral intensificou a cobrança judicial contra o ex-candidato a prefeito de Itaíba, Valdo do Pipa (PT), após o descumprimento de acordos firmados durante processos ligados às eleições municipais de 2024. A justiça também faz cobranças a pelo menos quatro candidatos a vereador do PT nas eleições passadas, que somam mais de R$ 18 mil.

Em decisões assinadas pela juíza eleitoral Luciana Dambroski Cavalcanti e publicadas no último dia 25 de maio, a magistrada determinou o prosseguimento de uma série de cumprimentos de sentença envolvendo candidatos, investigados e até entidades partidárias, com possibilidade de adoção de medidas rígidas de cobrança judicial.

Entre as determinações autorizadas pela Justiça estão bloqueio de contas bancárias via sistema SISBAJUD, inclusão dos devedores em órgãos de inadimplência como SPC, Serasa e Cadin, além de averbação patrimonial em caso de não pagamento no prazo de 15 dias.

O principal foco das decisões recai sobre o processo nº 0600344-68.2024.6.17.0143, movido pela coligação Frente Popular de Itaíba contra a Federação Brasil da Esperança e Valdo do Pipa.

Segundo a decisão judicial, houve descumprimento de acordo firmado anteriormente, levando a Justiça Eleitoral a determinar a retomada da execução. O cálculo atualizado apresentado pelo Ministério Público Eleitoral aponta débito no valor de R$ 12.667,56.

A movimentação judicial aumenta a pressão política e jurídica sobre o ex-candidato, que disputou as eleições municipais de 2024 em Itaíba e agora enfrenta cobranças formais determinadas pela Justiça Eleitoral.

Além do caso envolvendo Valdo do Pipa, outros processos relacionados ao pleito municipal também tiveram andamento semelhante. No processo nº 0600362-89.2024.6.17.0143, Flávio Cesar de Albuquerque (Flavio das Areais) foi intimado a pagar R$ 3.488,54.

Já no processo nº 0600364-59.2024.6.17.0143, Izabele Barbosa Soares de Souza (Izabela de Eraldo Barbosa) deverá quitar débito de R$ 7.705,54.

A Justiça também determinou a cobrança de R$ 4.353,70 contra Cristovão Luiz da Silva, no processo nº 0600361-07.2024.6.17.0143, além da intimação de Cícero Eugênio da Silva (Cícero De Dave) para pagamento de R$ 3.282,36 no processo nº 0600360-22.2024.6.17.0143.

Em outro procedimento envolvendo Maria Luciene Melo Santos (Luciene Dos Babões), processo nº 0600369-81.2024.6.17.0143, a magistrada encaminhou os autos ao Ministério Público Eleitoral para adoção das medidas cabíveis e eventual atualização dos cálculos antes de nova decisão.

As decisões reforçam o endurecimento da atuação da Justiça Eleitoral no cumprimento de acordos firmados durante o período eleitoral e ampliam o desgaste político para os envolvidos nos processos. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

quarta-feira, 20 de maio de 2026

Regina da Saúde confirma apoio ao nome do senador Fernando Dueire durante agenda em Brasília

             A ex-prefeita de Itaíba e pré-candidata a deputada estadual, Regina da Saúde, confirmou nesta semana o apoio político dela e do prefeito Pedro Pilota ao senador Fernando Dueire (MDB).

A declaração aconteceu durante agenda em Brasília, onde Regina acompanhava a comitiva do município liderada pelo prefeito Pedro Pilota. Em encontro realizado no gabinete do senador, a ex-prefeita destacou a admiração pelo parlamentar e afirmou que Itaíba estará ao lado de Dueire.

“Já me emocionei, já chorei de estar perto desse grande homem. A gente se emociona porque ele é muito verdadeiro, ele é muito humano e ele sabe como cada pernambucano vive”, declarou Regina.

Durante a fala, a pré-candidata ressaltou o relacionamento do senador com os municípios pernambucanos e disse que o reconhecimento ao trabalho de Dueire é compartilhado por diversos prefeitos do estado.

“Do jeito que eu e Pedro falamos do senhor, a gente escuta de todos os prefeitos pernambucanos. Então conte com Itaíba, conte comigo, conte com Pedro, conte com esse time. Nós vamos estar mais fortes do que nunca para ajudar nosso povo”, afirmou.

O senador Fernando Dueire agradeceu a manifestação de apoio e também demonstrou carinho pelo grupo político de Itaíba.

“Pode contar com a gente. Sabe onde vocês moram? Aqui, no lado esquerdo do peito”, respondeu o parlamentar.

O encontro reforça a aproximação política entre o grupo liderado por Pedro Pilota e Regina da Saúde com o senador emedebista, em meio às articulações políticas para as eleições de 2026. 


👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook