quinta-feira, 3 de julho de 2025

Podemos mira bancada expressiva para 2026 com filiação de 04 deputados de mandato

                O cenário político em Pernambuco começa a ganhar novos contornos para a disputa proporcional de 2026, e um dos protagonistas desse movimento é o Podemos, legenda que integra a base da governadora Raquel Lyra (PSD) e que vem se consolidando como uma das mais estruturadas para a corrida eleitoral do próximo ciclo.

Segundo análise publicada pela jornalista Terezinha Nunes em seu blog BlogDellas, o partido prepara terreno para filiar, durante a janela partidária de abril de 2026, quatro deputados estaduais atualmente no Solidariedade: Luciano Duque, Wanderson Florêncio, Gustavo Gouveia e Fabrízio Ferraz. A meta é ousada: eleger de 5 a 6 deputados estaduais e de 2 a 3 deputados federais.

A legenda estadual é presidida por Marcelo Gouveia, ex-prefeito de Paudalho, presidente da Amupe e pré-candidato a deputado federal. Ele será uma das principais apostas para a Câmara dos Deputados, ao lado do ex-deputado federal Ricardo Teobaldo, que tem articulado pessoalmente as movimentações do partido. "Vamos fazer uma expressiva bancada estadual, e Marcelo, que é muito competente e sabe estruturar partido, já começou a anunciar os nomes das lideranças municipais que vão fazer parte do grupo que estamos formando", afirmou Teobaldo ao BlogDellas, após reunião com Raquel Lyra no Palácio do Campo das Princesas.

Entre os nomes que despontam como potenciais quadros para reforçar o Podemos está o da ex-prefeita de Itaíba, Regina da Saúde, filiada à legenda e já apresentada como pré-candidata a deputada estadual. Com forte atuação no Agreste Meridional e base consolidada no interior, Regina pode ser um dos reforços importantes da chapa proporcional do partido.

Apesar do crescimento, o Podemos enfrentou turbulência recentemente com o risco de federação com o PSDB, presidido em Pernambuco pelo deputado Álvaro Porto. A possível união gerou tensão interna, já que o Podemos defende a reeleição de Raquel Lyra, enquanto o PSDB no estado tende a apoiar João Campos, provável adversário da governadora em 2026. O plano de federação, no entanto, foi desfeito em Brasília, o que permitiu ao partido reorganizar suas bases e seguir firme com seu próprio projeto.

📰 Leia a análise completa de Terezinha Nunes no BlogDellas

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário