sexta-feira, 9 de maio de 2025

Raquel Lyra retorna a Arcoverde nesta sexta (9) para inauguração na UPE

               Nesta sexta-feira (9), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), volta a Arcoverde para cumprir uma agenda voltada à educação superior e à saúde pública. A partir das 16h, a chefe do Executivo estadual inaugura, ao lado do prefeito Zeca Cavalcanti (Podemos), a nova Clínica Escola de Odontologia Avançada da Universidade de Pernambuco (UPE), instalada no campus da instituição no município. A expectativa é que a visita também seja marcada pelo anúncio da chegada de novos cursos ao campus, ampliando ainda mais a presença da universidade no Sertão.

A nova clínica representa um salto na qualidade da formação dos estudantes de Odontologia, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso social da UPE com a comunidade. A unidade oferece atendimentos eletivos gratuitos em diversas especialidades odontológicas, como Dentística restauradora e estética, Cirurgia, Endodontia, Estomatologia, Odontopediatria, Periodontia, Prótese dentária, Radiologia e plantões de urgência, funcionando de segunda a sexta, em horários alternados.

A estrutura faz parte da política de interiorização do ensino superior promovida pela UPE desde 2011, quando os primeiros cursos de bacharelado em Direito e Odontologia foram implantados em Arcoverde, ainda durante o segundo mandato do atual prefeito Zeca Cavalcanti. Inicialmente, as aulas aconteciam em cinco salas da Escola Estadual Senador Vitorino Freire, o tradicional ‘Polivalente’. A consolidação definitiva do campus ocorreu em outubro de 2017, com a inauguração de uma sede moderna e equipada: 20 salas de aula, laboratórios de informática e odontologia, 12 consultórios, sala de radiologia, biblioteca e sala de videoconferência para atender a mais de 300 estudantes e professores.

A agenda da governadora nesta sexta também inclui uma passagem por Caruaru pela manhã, onde Raquel Lyra inaugura o tão esperado Hospital da Mulher do Agreste, ao lado do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A maternidade, que teve suas obras paralisadas por mais de uma década, agora passa a integrar a rede estadual de saúde como unidade de referência em obstetrícia e ginecologia, com atendimento de alta complexidade voltado à saúde da mulher. O equipamento integra um conjunto de ações do Governo do Estado para ampliar e descentralizar o atendimento materno-infantil no interior de Pernambuco.

A expectativa agora se volta para os anúncios que a governadora poderá fazer durante sua passagem por Arcoverde, especialmente no que diz respeito à ampliação dos cursos da universidade e a liberação de recursos para a reconstrução do acesso à UPE, a Rua Cícero Monteiro. 

👉 Acompanhe mais notícias e curta nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário