Os lotes a serem licitados
incluem o SPS 4, com 73 km de extensão, ligando Custódia e Arcoverde, e o SPS 7,
com 53 km, que vai de Cachoeirinha a Belém de Maria. Após a escolha das
empresas responsáveis pela obra, a expectativa é que os serviços sejam
iniciados até setembro de 2025.
Em entrevista, Bastos
destacou que o governo federal, por meio do presidente Lula, garantiu que não
faltará recurso para a execução do projeto durante seu mandato. Para a fase
inicial da obra, que inclui esses dois trechos, será investido um montante de R$
450 milhões, proveniente do Orçamento Geral da União (OGU), com recursos do PAC
(Programa de Aceleração do Crescimento).
"O valor demonstra a
confiança na viabilidade do projeto e simboliza o compromisso do governo
federal com a modernização da infraestrutura de integração do Nordeste. A obra
será conduzida pela Infra S.A. e gerará milhares de empregos para trabalhadores
de toda a cadeia produtiva do estado. Pernambuco se consolidará ainda mais como
um dos grandes polos de desenvolvimento do Brasil, com uma infraestrutura cada
vez mais robusta e integrada", afirmou Jorge Bastos.
História - A Transnordestina
é uma obra de grande porte iniciada em 2006, planejada para cruzar o Nordeste
por dois ramais: um conectando o Ceará e outro passando por Pernambuco. Quando
concluída, a ferrovia terá um papel estratégico no transporte de cargas e no
fortalecimento da integração econômica entre os estados nordestinos. Com a
continuidade das obras e a licitação dos novos trechos, espera-se que a
Transnordestina contribua significativamente para o desenvolvimento da
infraestrutura regional e o aumento da competitividade econômica do Nordeste.
A conclusão do trecho de Salgueiro a Suape promete ser um marco no fortalecimento da infraestrutura ferroviária de Pernambuco e de toda a região, com impactos positivos na logística, no comércio e no mercado de trabalho.
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