sexta-feira, 7 de março de 2025

Bolsonaro aparece à frente de Lula em pesquisa AtlasInstel

             A pesquisa da AtlasIntel simulou possíveis cenários para a eleição presidencial de 2026. Apesar de estar inelegível até 2030, Bolsonaro aparece à frente de Lula em um primeiro turno, com 45,8% das intenções de voto contra 42,9% do atual presidente. Outros candidatos, como Ciro Gomes (4,4%), Romeu Zema (4,5%) e Simone Tebet (2,7%), aparecem em percentuais menores.

Em um segundo turno contra Bolsonaro, o capitão reformado tem 49% das intenções de voto, contra 48% do petista, o que evidencia um resultado polarizado tal como em 2022. Outros 4% não sabem ou não responderam, ou declararam voto em branco, ou nulo.

Já em um cenário onde Bolsonaro é substituído pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula tem 41,6% ante 32,3% do governador paulista. Em seguida, aparecem o cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) com os mesmos 4,6%.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem 4,5%. Tebet aparece com 3,2%, acima do ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que tem 2,5%. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), surge com 1,5% e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), registrou 1,2% na sondagem. Outros 4% disseram que votariam em branco ou nulo.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, a pesquisa aponta vantagem para Tarcísio, que teria 49% das intenções de voto contra 47% do petista. Outros 4% não souberam responder ou votariam em branco ou nulo.

Já em um terceiro cenário, onde Bolsonaro é substituído pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Lula tem 41,5%, contra 23,8% do filho do ex-presidente. Em seguida aparecem Romeu Zema (10%), Ronaldo Caiado (6,4%), Gusttavo Lima (4,1%), Simone Tebet (3,4%), Pablo Marçal (3,2%), Eduardo Leite (1,9%) e Marina Silva (1,3%).

Em um eventual segundo turno entre Lula e Eduardo, o presidente tem 48% das intenções de voto ante 44% do deputado federal. Outros 9% dos entrevistados não souberam responder ou declararam voto branco, ou nulo.

Os resultados indicam um cenário político acirrado para os próximos anos, com o governo Lula enfrentando desafios na sua popularidade e possíveis adversários ganhando força para a próxima disputa presidencial.

A pesquisa entrevistou 5.710 eleitores, entre os dias 24 e 27 de fevereiro, por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro do levantamento é de um ponto percentual e o índice de confiabilidade é de 95%.

👉 Acompanhe mais notícias em nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário