sábado, 1 de fevereiro de 2025

Alistamento militar feminino de 2025 registra 23 mil inscrições

               O alistamento militar voluntário feminino de 2025 alcançou um total de 23 mil inscrições em janeiro, conforme divulgado pelo Ministério da Defesa nesta sexta-feira (31). O número de candidatas é quase 16 vezes maior que o total de vagas disponíveis, que somam 1.465.

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de junho e são destinadas a mulheres nascidas em 2007, que completam 18 anos ao longo deste ano. As oportunidades estão distribuídas entre as Forças Armadas, sendo 1.010 vagas para o Exército Brasileiro, 155 para a Marinha do Brasil e 300 para a Força Aérea Brasileira.

O Recife está entre os 28 municípios de 13 estados e o Distrito Federal que possuem vagas abertas. As inscrições podem ser feitas de forma online pelo site https://alistamento.eb.mil.br/alistamento ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar das cidades participantes.

Entre os municípios que oferecem vagas, destacam-se capitais como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), além de cidades como Guaratinguetá (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).

As candidatas devem residir em um dos municípios listados e apresentar certidão de nascimento ou prova de naturalização, comprovante de residência e documento oficial com foto. No Recife, conforme o Plano Geral de Convocação, há oportunidades para o Exército e a Aeronáutica.

Após o período de alistamento, o processo de recrutamento seguirá com quatro etapas: seleção geral, seleção complementar, designação/distribuição e incorporação. As aprovadas iniciarão sua incorporação às Forças Armadas em 2026, podendo ingressar no primeiro semestre (2 a 6 de março) ou no segundo semestre (3 a 7 de agosto).

As selecionadas ocuparão a graduação de soldado, no caso do Exército e da Aeronáutica, ou de marinheiro-recruta, para a Marinha. Elas terão os mesmos direitos e deveres dos militares do sexo masculino, consolidando mais um passo na inclusão feminina nas Forças Armadas do Brasil. 

👉 Acompanhe mais notícias em nossas redes sociais:

📸 Instagram   👍 Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário