quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Justiça determina que Cabo de Santo Agostinho elabore plano para alunos PCD

               A Justiça determinou que o Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, elabore um plano de ação pedagógica específico (Plano de Desenvolvimento Individual), para os alunos com deficiência matriculados na Rede Municipal de Ensino, presentes e futuros.

A determinação foi feita pela Vara Regional da Infância e Juventude da 2ª Circunscrição Judiciária do município, atendendo um pedido da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do Cabo. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (2) pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A Justiça também destacou que a gestão também precisa fornecer materiais didáticos adaptados às necessidades particulares desses estudantes, que lhes permitam acompanhar as aulas com os conteúdos ministrados diariamente. Os materiais devem ser entregues antes do início das aulas.

Ainda é necessário apoio escolar em sala de aula e professor auxiliar, inclusive professor brailista e intérprete de libras para os estudantes com deficiência visual ou auditiva, adequando o número de profissionais da rede municipal de acordo com o quantitativo para suprir a demanda de profissionais de apoio. 

Também devem estar disponíveis cuidador ou profissional de apoio que auxilia os estudantes com deficiência na alimentação, higienização ou mobilidade no contexto escolar, assim como professor de nível superior com habilitação em educação especial que realiza a complementação ou suplementação curricular, utilizando procedimentos, equipamentos e materiais específicos.

Além disso, ficou determinado que as salas das escolas recebam recursos multifuncionais com mobiliário, materiais didáticos e recursos pedagógicos necessários ao desenvolvimento das atividades e aprendizado dos estudantes.

A Secretaria Municipal de Educação deve ainda gerar um relatório detalhado com o nome e os dados pessoais de todos os alunos com deficiência e informação sobre a escola em que eles estão matriculados. Também é preciso informar se há professores capacitados para atuar nestas escolas.

No relatório devem constar as estratégias para favorecer o processo de aprendizagem dos alunos, através de ações individualizadas e adaptadas.

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