sábado, 12 de outubro de 2024

Garanhuns: Filho de Sivaldo pode assumir na Alepe com eleição de Matuto em Paulista

              O resultado das eleições 2024 vai alterar a composição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Pelo menos um novo deputado estadual deve ser empossado até o fim deste ano e a composição da Casa ainda pode ser alterada dependendo dos resultados do 2º turno, dos julgamentos das candidaturas sub judice e dos arranjos políticos locais. Entre os cotados para assumir uma vaga na Alepe está Caio Albyno, filho do prefeito reeleito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB).

Para isso, Sivaldo e Caio torcem pela vitória de Júnior Matuto (PSB) em Paulista no segundo turno das eleições. A vitória de Matuto abre vaga para um suplente do PSB nas eleições de 2022. O primeiro na lista é exatamente Caio Albyno (PSB), que obteve 32.509 votos.

Contudo, o vereador reeleito do Recife, Davi Muniz (PSD) pleiteia a vaga. Ele era o primeiro suplente do PSB, mas deixou o partido em abril deste ano durante a janela partidária, período em que é permitido a troca de partido sem perda de mandato e pela Constituição, o mandato pertence ao partido. Ou seja, a vaga é de Caio Albyno.

Quem também assume em definitivo uma vaga na Alepe é Edson Vieira, ocupando a vaga do deputado estadual Cléber Chaparral (União Brasil), eleito para a prefeitura de Surubim.

Edson Vieira já está exercendo o mandato parlamentar desde setembro de 2023, por conta da saída do deputado Antônio Coelho (União Brasil), que se licenciou para assumir a Secretaria Municipal de Turismo do Recife, no governo João Campos (PSB). Agora, Vieira deve ser empossado em definitivo.

Se Antônio Coelho continuar licenciado e seguir na Secretaria de Turismo do Recife, um novo suplente deve ser convocado para a Alepe. A próxima na lista é Maria Helena (União Brasil), que foi reeleita vereadora de Petrolina.

No Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, o deputado estadual e ex-prefeito Lula Cabral (Solidariedade) foi eleito com 46,64 % dos votos válidos. A candidatura dele está sub judice e aguarda definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se o TSE confirmar Lula Cabral como prefeito do Cabo, o político também deve renunciar ao mandato e garantir a posse do suplente. O primeiro na lista do Solidariedade em 2022 é Wanderson Florêncio, ex-deputado estadual, ex-vereador do Recife e ex-diretor do Detran-PE. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRA

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário