domingo, 20 de outubro de 2024

Desabamento de prédio em Arcoverde era uma “tragédia anunciada”

               A demolição de um uma antiga casa, no Centro de Arcoverde, sem a devida obediência as normas de segurança, causou um desabamento no início da tarde desde domingo (20), em plena Av. Cel. Antonio Japiassu. O imóvel atingido funcionava a clínica Leal Gastro, de responsabilidade do Gastroenterologista, Hepatologista e Endoscopista Dr. Emiliano Leal, no que ele considerou uma "tragédia anunciada".

Desde o início da semana, máquinas e homens vem promovendo a demolição da casa histórica, chegando a promover a terraplanagem do terreno abaixo dos níveis dos alicerces dos prédios vizinhos. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Arcoverde, Aildo Biserra, os responsáveis pela demolição não seguiram as normas técnicas para a concretização do trabalho que possuía licença para isso, conforme determina o Código e Obras e Posturas do município. As obras seriam de responsabilidade de uma empresa do segmento de odontologia popular.  

Apesar de ter a licença de demolição, os responsáveis pelo trabalho foram notificados por duas vezes por não estarem seguindo as normas e medidas de segurança, chegando a ser embargada. Após o cumprimento das exigências, o trabalho de demolição foi retomado e a utilização de martelete, utilizada na demolição de alicerces e bases, atingiu a fundação dos imóveis vizinhos, entre eles o da Leal Gastro, que veio à baixo.

Segundo informações repassadas pelo Dr. Emiliano Leal à jornalista Zalxibueno Ferreira da Itapuama FM, o prédio tinha vários equipamentos tidos como de ponta, parte da recepção e outras salas foram totalmente destruídas. “A parte de aparelhagem a gente conseguiu retirar, conseguiu preservar”, disse Emiliano que tratou o episódio como uma “tragédia anunciada” já que “os funcionários da obra insistiam em quebrar tudo de forma ignorante,  com máquinas,  tratores, desrespeitando toda a legislação”. Durante toda a tarde, equipes da prefeitura, de outra construtora e voluntários ajudaram a retirar equipamentos e material da clínica atingida.

Além do prédio da Leal Gastro, que caiu quase que totalmente, a demolição da antiga casa afetou mais dois prédios próximos, entre eles o dos pais do Dr. Emiliano, Dr. Herbet Leal e Nadege Leal. O outro é o do escritório de advocacia Advogados, do advogado Anselmo Pacheco Filho. Os imóveis serão interditados pela prefeitura e a obra embargada pela prefeitura.

A empresa será notificada para que promova a reparação dos danos à estrutura dos imóveis vizinhos e a prefeitura aplicará todas as penalidades previstas na legislação. Caso o desabamento tivesse ocorrido em um dia útil, a tragédia seria maior e poderia ter vítimas fatais. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRA

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário