quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Petrolândia: Fabiano defende a volta do abastecimento de água no perímetro irrigado de Itaparica

                Dezenas de reassentados do Sistema Itaparica, residentes na cidade de Petrolândia-PE, ocuparam um trecho da BR 316, próximo à Transposição do Rio São Francisco, nesta quarta-feira (4), para chamar a atenção do Governo Federal para a crítica situação de abastecimento de água nos Perímetros Irrigados da região. Na terça-feira, os serviços de abastecimento feito pelas empresas terceirizadas da Codevasf foram suspensos causando revolta. O prefeito Fabiano Marques defendeu a volta imediata do abastecimento.

“Essa medida prejudica enormemente os reassentados, que amanheceram sem água, prejudizando milhares de famílias que dependem dos perímetros irrigados para tirar o seu sustento. Temos uma população de mais de 45 mil pessoas dos Projetos Irrigados em uma situação de incerteza e preocupação quanto ao futuro do abastecimento de água na região, isso precisa ser resolvido urgentemente”, afirmou Fabiano Marques.

Durante o protesto, além de bloquearem a rodovia, os reassentados desligaram a bomba da EBV-1 da Transposição do Rio São Francisco no EIXO LESTE, localizada em Floresta-PE.

Segundo informações do portal Petrolândia Notícias, até o último dia 21 de setembro, a CODEVASF era encarregada da manutenção do sistema. Contudo, uma resolução foi emitida, transferindo tais responsabilidades para a CHESF, referentes aos projetos de Itaparica. No entanto, a CHESF alega ainda não ter assumido oficialmente tais atribuições, o que levou à falta de providências para a resolução do problema. Além disso também ocorreu um protesto no Km 82 da BR 116, em Belém do São Francisco-PE, com a interdição das quatro saídas do Trevo do Ibó.

Segundo o prefeito, a manifestação na BR-316 foi um apelo desesperado dos reassentados para que o Governo Federal intervenha e solucione urgentemente esse problema, que afeta diretamente a vida e o sustento de milhares de famílias na área irrigada. “É um grito de socorro em busca de água, direito fundamental que não pode ser negligenciado”.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário