terça-feira, 12 de setembro de 2023

Governo de Pernambuco empossa 338 policiais penais

             As unidades prisionais de Pernambuco ganharam um reforço nesta terça-feira (12). A governadora Raquel Lyra deu posse a 338 policiais penais, em cerimônia realizada na Arena Pernambuco, com a presença de secretários e deputados estaduais. Além do aumento do efetivo, na ocasião foram entregues 20 viaturas para reforçar a atuação da Polícia Penal, sendo dez veículos de modelo SUV, 8 caminhonetes e 2 caminhões de carga.

"Estes policiais penais chegam para nos ajudar na reestruturação do sistema prisional do estado e para garantir a redução dos índices de criminalidade. Essa redução passa pela efetiva ressocialização, com estratégia de fortalecimento do sistema, construção de novas unidades e aquisição de equipamentos, permitindo que o Estado possa voltar a ter paz social, com a população mais segura e com melhor qualidade de vida", afirmou Raquel Lyra.

Outra medida anunciada nesta terça-feira foi o início de funcionamento da unidade 2 do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, na zona da Mata Norte.  Esta nova unidade irá receber os presos do regime fechado de forma gradativa, até preencher sua capacidade total de 996 vagas. "O sistema penitenciário é parte do esforço para diminuir a criminalidade no estado e a posse de novos policiais penais corresponde ao compromisso do governo com o fortalecimento da segurança pública. Além de garantir o cumprimento da pena, ainda contribuem com a devolução das pessoas na sociedade e ao convívio social", esclareceu Lucinha Mota, secretária de Justiça e Direitos Humanos.

Os novos policiais penais passaram por intenso processo de capacitação, durante quatro meses. O treinamento contou com etapas, divididas em dois módulos (operacional e administrativo), com testes de aptidão física, avaliação psicológica, curso de formação profissional, além de um estágio nas unidades prisionais do Estado. Dentre as disciplinas ministradas durante o curso, destaque para intervenção prisional, abordagens táticas, administração prisional, orçamento prisional, ética e direitos humanos. Os policiais que foram empossados prestaram concurso em 2021.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário