quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Arcoverde: desocupação de terras da Fazenda Malhada será realizada até novembro

               As partes envolvidas no litígio decorrente da ocupação de terras da Fazenda Malhada, na zona rural de Arcoverde, chegaram a um acordo no último dia 31 de julho. Durante a reunião preparatória mediada pela Comissão de Conflitos Fundiários (CCF) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), ficou estabelecido que a desocupação do local seja realizada até o dia primeiro de novembro de 2023. 

A fazenda tem uma extensão de aproximadamente 1.400 hectares e fica localizada na BR-232, Km 265. A ocupação, que atinge cerca de 800 hectares, consiste em 12 casas de alvenaria.

Com o acordo, o Município de Arcoverde garantiu aos ocupantes um auxílio-aluguel de R$ 200 para quem não tem moradia, por um período de seis meses, prorrogáveis por mais seis. Para os que têm habitação, será concedido um auxílio vulnerabilidade social no valor de R$ 150. Também será ofertado um transporte para os que necessitarem.

O proprietário da Fazenda Malhada, Elísio Correia, comprometeu-se em realizar o pagamento dos frutos pendentes dos cultivos iniciados no local antes de junho de 2023. Caso não haja concordância de valores, os mesmos serão estabelecidos em conjunto por um Oficial de Justiça e um agrônomo do Município designado para tal finalidade. 

A primeira intervenção da CCF no local aconteceu no mês de junho deste ano, com uma visita técnica conduzida pelo diretor do Núcleo Sertão da Comissão, desembargador Luiz Gustavo Mendonça de Araújo, e pelo juiz Osvaldo Teles Lobo Junior, integrante do mesmo núcleo.

A 2ª Vara Cível da Comarca de Arcoverde já havia determinado a reintegração de posse (Processo: 0001180-12.2018.8.17.2220), mas o mandado não havia sido cumprido. Na ocasião, os integrantes da Comissão trataram pessoalmente com as lideranças do MST, representadas pelo diretor-regional Luzandro e o presidente da associação local, Sr. Edinerval.

Para o desembargador Luiz Gustavo Mendonça de Araújo, a resolução de conflitos desse tipo de forma pacífica é o objetivo principal da CCF. “A preocupação do presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueiredo com as disputas de terras o fez instalar a Comissão de Conflitos Fundiários que desempenha um papel crucial na resolução de disputas territoriais em todo o estado de PE, como evidenciado pelo caso da fazenda Malhada em Arcoverde. O envolvimento da Diretoria do Sertão nesse processo, mormente pelo empenho do juiz Osvaldo Teles Júnior foi fundamental para um desenlace pacífico e justo, destaca. 

"O acordo firmado entre as partes, representadas pelos ocupantes e o proprietário da fazenda, demonstra a importância do diálogo e da mediação na busca por soluções equitativas em questões fundiárias. Essa experiência destaca como a colaboração entre as partes interessadas pode contribuir para a construção de uma sociedade mais harmoniosa e justa”, acrescenta o desembargador.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário