Durante coletiva de
imprensa, o Prefeito Wellington Maciel (MDB), disse que ao longo do período
mais de 800 mil pessoas visitaram o município, gerando empregos diretos e
indiretos em bares restaurantes, hotéis, comércio e setor de serviços de uma
forma geral.
A Festa Junina gerou aproximadamente
R$ 60 milhões de reais para economia da cidade, que recebeu artistas regionais
e nacionais no palco principal da festa e nos outros polos espalhados pela
cidade. Esse ano, o São João homenageou a Carraspana, bebida artesanal feita a
base de álcool e raízes.
Além disso, foram destacados
pelos Secretários Pedro Brandão (Turismo) e Juliana Aguiar (Cultura), a intensa
programação junina realizada na Zona Rural e a valorização dos artistas da
terra. Em mais de 300 apresentações no conjunto da programação, todos os
artistas arcoverdenses credenciados para o ciclo junino foram convidados a
participar, com participações diárias na programação do Polo Multicultural. Ao
todo, foram mais de 500 horas de diferentes apresentações, abraçando as
tradições arcoverdenses como o reizado e o samba de coco. À título de
comparação, o investimento realizado neste ano no pagamento dos artistas
arcoverdenses, foi 4 vezes maior do que o registrado na edição de 2019,
reforçando e enaltecendo a identidade cultural local. O recorde de público da
Caminhada do Forró deste ano, realizada pelo COCAR, com total apoio da
Prefeitura de Arcoverde, também foi registrado como um dos êxitos do evento,
que atraiu mais de 30 mil pessoas.
Na economia, os números
também foram destaque. De acordo com o Secretário Gibson Siqueira
(Desenvolvimento Econômico), foi registrada a circulação de R$ 62 milhões na
economia local, num recorde na série histórica, além de um fluxo de trabalho de
aproximadamente 6 mil pessoas, entre formais, MEI’s e informais. Setores como
comércio, serviços, gastronomia e lazer, impulsionaram o bom resultado. A
Carraspana, bebida tradicional da cidade, que serviu como tema para edição
deste ano, também obteve expressivos resultados econômicos, com a
comercialização de 18.000 unidades, gerando a circulação média de mais de R$
630 mil, como produto das vendas realizadas. No turismo e na hotelaria, de
acordo com o Secretário Pedro Brandão, a média de ocupação dos leitos
disponíveis foi de 84% durante o ciclo junino, alcançando o pico de 100% entre
os dias 22 a 24 de junho, além do registro de locação de cerca de 300 imóveis
privados, durante o período do evento.
As ações em áreas
estratégicas, como saúde, serviços públicos, mulheres, ARCOTTRANS, além das
ações da Secretaria das Mulheres, lideradas pela Secretária Micheline Valério,
como a Casa Maria da Penha, que recebeu mais de 5 mil pessoas durante os
festejos, também foram exitosas. As ações da Secretaria de Assistência Social,
sob a liderança da Secretária Rejane Maciel, também registraram um grande
sucesso. No Espaço Novo Tempo, criado para acolher os filhos dos trabalhadores
da festa, especialmente das áreas de alimentação e comércio, acolheu mais de
100 crianças no curso do evento, ofertando lanches, atividades lúdicas e muito
mais, num índice nunca antes alcançado. Já o Espaço Acessibilidade, que
garantiu um ambiente reservado no Front Stage, para que portadores de
necessidades especiais, gestantes e idosos, pudessem assistir aos shows em um
ambiente seguro e inclusivo, com a oportunidade de conhecer ainda, os artistas
que se apresentavam, foi um verdadeiro sucesso, com a presença de mais de 250
pessoas, durante os dias de festa.
A comunicação também
alcançou números expressivos em 2023, com a maior cobertura da história do
evento. De acordo com os dados apresentados pelo Consultor de Comunicação
Institucional, Rodolfo Albuquerque, mais de 6,5 milhões de pessoas foram
alcançadas pelos conteúdos oficiais, colaborativos e com a cobertura dos mais
de 40 meios de comunicação, incluindo diversas emissoras de rádio e TV, além da
presença de influenciadores digitais de Arcoverde e da região. Foram mais de
900 mil visualizações em diversas lives e transmissões independentes, mais de
400 mil acessos em matérias publicadas por diversos portais e blogs, mais de
150 mil buscas sobre temas correlatos ao São João na cidade, mais de 350 mil
likes em posts oficiais alusivos aos festejos, além do perfil no instagram
oficial da festa, criado em abril, que alcançou cerca de 280 mil pessoas
diretamente, durante o mês de junho.
“É uma temporada de
excelente aquecimento para a economia local, favorecendo que em 2023, Arcoverde
alcançasse o seu maior faturamento em relação aos ciclos juninos passados, nos
consolidando como um dos mais importantes e expressivos eventos do calendário
junino do nosso estado, numa grande vitrine cultural, atraindo milhares de
turistas e visitantes, e também valorizando a nossa gente. Fizemos juntos o
melhor São João, como uma festa democrática, de todos e para todos, grande como
a nossa cidade é e merece”, destacou o Prefeito Wellington Maciel.
CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL
NO INSTAGRAM
https://www.instagram.com/afolhadascidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário