quinta-feira, 13 de julho de 2023

Escola cívico militar de Arcoverde será afetada por fim de programa federal

                 Ao menos, três escolas em Pernambuco devem ser afetadas pela decisão do governo federal de encerrar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim), uma das bandeiras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), entre elas a de Arcoverde, a Escola João Batista Cruz Barros. O modelo, criado em 2019, previa a atuação de militares na gestão administrativa das escolas, enquanto a parte pedagógica seguiria com educadores civis.

A decisão de encerrar o projeto foi anunciada na quarta (12), por meio de um ofício encaminhado aos secretários de Educação de todo o país. Segundo o governo, a presença das Forças Armadas na gestão das unidades será descontinuada e, a partir disso, serão adotadas medidas, de forma gradual, para concluir o ano letivo dentro da normalidade.

Em Pernambuco, a rede estadual não aderiu ao programa. Porém, cinco escolas de três municípios do estado chegaram a ser inscritas no projeto, de acordo com o site do Pecim. Em apenas três delas, a iniciativa foi implantada:

Escola Municipal Natividade Saldanha - Jaboatão dos Guararapes (aderiu em 2020);

Escola Municipal Vereador Antônio Januário - Jaboatão dos Guararapes (aderiu em 2022);

Escola João Batista Cruz Barros - Arcoverde (aderiu em 2021).

As outras duas unidades são as escolas Nelson Castanha, em Bezerros, e Prof. Bernadete Amorim de Couto Filgueira, em Altinho, ambas no Agreste do estado. Segundo as secretarias de Educação dos dois municípios, embora tenham feito a adesão em 2022, o projeto não chegou a ser implementado nos colégios.

Procurada pelo g1, a gestão municipal de Arcoverde, no Sertão, disse que a Escola João Batista Cruz Barros funciona no modelo estabelecido pelo programa e não definiu ainda como vai ficar a situação da unidade após o encerramento do Pecim. Atualmente, mais de 300 alunos estudam na unidade de ensino. Com informações do G1PE 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário