quarta-feira, 29 de março de 2023

Zirleide: “O teatro de Arcoverde vai ganhar uma lei que reconhece seu valor”

                      Um dos principais segmentos responsável pela criação do Movimento Cultural de Arcoverde no final dos anos 80 na luta pela valorização e um espaço próprio, o teatro de Arcoverde deve passar a ter um novo olhar nos próximos anos a partir de um projeto de lei apresentado pela vereadora Zirleide Monteiro (PTB) na última sessão ordinária da Câmara Municipal. Trata-se de uma lei de fomento que deverá beneficiar grupos teatrais que atuam no município.

“Por muitos anos, os fazedores de cultura e, particularmente do teatro, foram relegados a segundo plano, sem o apoio oficial por parte dos poderes públicos no sentido de desenvolverem a arte teatral, resgatando assim o papel histórico de Arcoverde, referência no teatro em Pernambuco anos atrás. Com esse projeto pretendemos dar nossa contribuição ao debate e ao fomento do teatro, abrindo uma nova perspectiva para atores, atrizes e grupos teatrais que passariam a ter apoio financeiros para realizarem seus projetos voltados para crianças e adolescentes”, afirmou a vereadora.

Caso aprovada, a lei define as duas modalidades que teatro que receberão apoio estatal: o Teatro para as infâncias e o Teatro para as Juventudes. O primeiro contempla as pesquisas, temas e linguagens cênicas desenvolvidas por grupos e artistas, que priorizam o interesse do público entre 0 e 11 anos e garantem-lhe o direito de acesso às obras teatrais e aos bens produzidos. Já o segundo é direcionado ao público entre 12 e 18 anos. A seleção dos projetos deste programa ocorrerá por meio de chamamentos públicos.

O projeto de lei define que o orçamento e cronograma financeiro dos projetos inscritos não poderão ultrapassar o valor máximo de R$ 10.000,00, corrigidos, anualmente, no mês de fevereiro pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) ou por outro índice que vier a substituí-lo. Nele, estão todas as exigências que deverão ser cumpridas pelos grupos teatrais interessados.

Apresentado no Dia Mundial do Teatro, 27 de março, o projeto não estaria fechado em si, como diz a vereadora Zirleide Monteiro em sua justificativa.

“O presente Projeto de Lei segue projetos semelhantes criados em outros municípios e estados e surge para atender ao segmento teatral, como forma de expressão que pode levar cultura, arte e conhecimento a crianças e jovens e na certeza de que é preciso praticar o ato democrático de escuta, sugerimos que o presente PL, além das discussões nas comissões específicas desta casa legislativa, possa ser debatido pelo segmento teatral em uma audiência pública para aprimoramento do mesmo”, diz.

O projeto foi encaminhado as comissões da Câmara para análise de sua constitucionalidade.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário