segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

5G vai chegar a mais nove cidades pernambucanas

                  As operadoras de telefonia móvel poderão solicitar a instalação da nova rede 5G em 347 municípios de pequeno e médio porte a partir do dia 27 de fevereiro. Em Pernambuco serão nove cidades. Com isso, o total de cidades aptas a receber a internet de altíssima velocidade chegará a um total de 487 localidades no Brasil.

A informação é do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz, que também é presidente do Gaispi, grupo responsável por acompanhar a instalação da nova rede 5G. O Grupo vai se reunir na próxima quinta-feira para aprovar a lista das cidades. O 5G confere velocidade até cem vezes superior ao atual 4G.

Fazem parte dessa nova leva municípios que estão localizados próximos a regiões metropolitanas e cidades acima de 500 mil habitantes. Com isso, haverá localidades aptas a receber 5G que contam com população menor de 30 mil pessoas, por exemplo.

Em Pernambuco serão contempladas mais nove cidades. São elas: Abreu e Lima, Araçoiaba, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno e São Lourenço da Mata.

"Com essa nova cobertura, o 5G vai estar disponível para cerca de 40% da população já, o que é um resultado positivo", disse Queiroz ao Globo.

Ele explicou que, para facilitar a ampliação da rede 5G, as cidades foram divididas em "clusters" e não apenas pelo tamanho da população. Isso, segundo ele, ajuda no desenvolvimento e instalação dos projetos das empresas de telecomunicações. 

Na lista que será aprovada pelo Gaispi na quinta-feira estão cidades de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goias, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Após a solicitação feita pelas teles, os pedidos são licenciados e as antenas, ligadas.

Queiroz lembra ainda que até 30 de junho a expectativa é que 1.610 cidades já estejam aptas a receber o 5G. Até lá, serão incluídos grupos de cidades com mais de 200 mil habitantes, por exemplo.

Em média, a antecipação da instalação da rede está em um ano e três meses de acordo com a previsão original do edital do 5G, porque a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) permitiu a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas (da banda C para a banda Ku).

Das 347 cidades, 177 têm população abaixo de 30 mil pessoas; 111 cidades, entre 30 mil e 100 mil; 37 cidades, entre 100 mil e 200 mil; e 22 cidades, acima de 200 mil. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário