segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Itaíba é destaque na avaliação nacional do Previne Brasil

                  O sucesso da gestão da prefeita Regina Cunha (Podemos) tem na saúde um de seus principais pilares. A prova disso é a recente colocação do município no resultado do Previne Brasil, Q3 2022 a nível nacional, estadual e regional. Itaíba ficou com a nota 9,64 pontos, bem perto do máximo que, em Pernambuco, ficou com o município de Terezinha (10,0).  Para a prefeita, um resultado onde quem mais ganha é o povo.

“Só temos que ficar feliz com esse resultado e agradecer a cada servidor, funcionário, funcionária da saúde que não mede esforços para cuidar bem de nossa gente. Sabemos que temos dificuldades, desafios permanentes, mas nos empenhamos desde o nosso primeiro governo para reconstruir a saúde de Itaíba que estava abandonada e, graças a Deus, e a essa equipe maravilhosa, estamos conseguindo grandes resultados. Minhas palavras são só de gratidão e compromisso de procurar fazer ainda mais”, disse. 4

O Secretário de Saúde, Pedro Teotônio, ressalta o trabalho de toda a equipe para chegar a essa conquista, relembrando que ao assumir encontrou a pasta simplesmente vazia, sem médicos, ambulância, UBS paralisadas e com compromisso e competência tem conseguido levar a saúde de Itaíba aos maiores patamares de avaliação.

“Nós vemos esse número como resultado do esforço coletivo de nossa equipe, da determinação da prefeita Regina que não mede distâncias para melhorar a saúde dos itaibenses e do nosso povo que é, com certeza, o grande vencedor dessa conquista pois passou a ter uma saúde a sua altura e que atende a grande maioria das necessidades de nossa população”, falou Pedro.

O Previne Brasil analisa sete índices da área de atendimento da saúde como o número de gestantes com seis consultas de pré-natal, com realização de exames para sífilis e HIV e com atendimento odontológico realizado. Mede também a proporção de mulheres com coleta de citopatológico; proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada; de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e a proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Os indicadores são calculados com base nos dados registrados no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab), sendo monitorados a cada quadrimestre, periodicidade na qual o Indicador Sintético Final (ISF), uma nota calculada a partir dos indicadores que mensuram o desempenho do município, é medido. Em Pernambuco, além de Itaíba, ficaram com o ISF acima de 9 os municípios de Brejão, Jucati, Capoeiras, Angelim, Calçado, Itaíba, Iati, São João, Jupi e Lagoa do Ouro.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário