terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Floresta anuncia educação indígena para os povos Pipipã

                A prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), realizou na última semana uma reunião solicitada por lideranças do povo Pipipã, com participação da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes do município. Em pauta, as reivindicações quanto à educação indígena na comunidade da Agrovila 6, formada pelo povo Pipipã.

No encontro, foi formada uma comissão com representações do governo municipal e dos indígenas para atuar no processo de estadualização da educação escolar indígena, amparada na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Na oportunidade, a prefeita Rorró Maniçoba já a anunciou a boa nova. “Dia histórico para Floresta. Em encontro técnico realizado decidimos atender a reivindicação do povo Pipipã, da Aldeia Riacho dos Mandantes, e a comunidade passará a contar com educação escolar indígena desenhada com currículo e projeto político pedagógico próprio da etnia”, afirmou em suas redes sociais.

Os povos Pipipã constituem uma das etnias historicamente habitantes da Serra Negra, vizinhos dos Kambiwá, que também tem a Serra Negra como território tradicional e sagrado. O território Pipipã está situado no município de Floresta, Pernambuco, e em 2005 tiveram início os estudos para identificação e demarcação da Terra Indígena Pipipã. No entanto, até hoje a luta pelo território ainda é prioridade, como explica o cacique Valdemir Pipipã. 

O cacique conta que atualmente a população aldeada do povo Pipipã está em torno de mil indígenas, segundo dados do Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena (SIASI). Desde o século XVIII há registros do povo Pipipã na região Moxotó.

Para o povo Pipipã a Serra Negra é um lugar de destaque na cosmologia do povo e é constituída a partir de vários espaços sagrados, entre eles: o Pau Oco da Serra, o Pau Ferro Grande, o Pé de Coité, a Pedra da Espia, o Pau d’Alho, a Mata do Ventador. Por ser este bem simbólico e material a Serra Negra é referência da territorialidade do povo Pipipã.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário