terça-feira, 27 de julho de 2021

TJPE rejeita projeto de desativação e mantém a Câmara Regional de Caruaru

                       Por ampla maioria de votos, os desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) rejeitaram a proposta de desinstalar a Câmara Regional de Caruaru, uma unidade do TJPE criada em 2015 e que atende a uma população de aproximadamente 4 milhões de pessoas no Agreste e Sertão do Estado. 

Dos 45 desembargadores presentes na sessão, apenas três votaram pela desinstalação. Com a rejeição do projeto, ocorrido na segunda-feira (26), fica mantida a Câmara Regional, que desde sua instalação julgou mais de 50 mil processos.

"A vontade da sociedade será sempre a vontade definidora do direito. E o direito à Câmara Regional de Caruaru está sedimentado pela vontade dos membros da sociedade. Por uma questão de coerência e para não mutilar a segurança, somente pela vontade da coletividade pode ser alterado", diz o desembargador Frederico Neves. Foi na sua gestão como presidente do TJPE, no biênio 2014/2015, que a Câmara Regional de Caruaru foi implantada.

Com a rejeição do projeto pelos desembargadores, prevaleceu a emenda supressiva apresentada pelo desembargador Carlos Moraes. Na prática, a emenda previa a manutenção da Câmara Regional.

Na justificativa anexada à emenda supressiva, o desembargador Carlos Moraes destacou que a Câmara Regional de Caruaru foi criada para solucionar a dificuldade de locomoção dos jurisdicionados e advogados do interior de Pernambuco que, antes da implantação da unidade, eram obrigados a se deslocar para o Recife.

Ainda entre os argumentos apresentados, o desembargador alega que os avanços tecnológicos, que permitem, por exemplo, sessões virtuais, ainda não são uma realidade para grande parte da população, sobretudo para aquela formada pelas camadas de baixa renda.

De acordo com a prefeita Raquel Lyra (PSDB), o principal motivo para a permanência da Câmara na Capital do Agreste é manter o acesso à Justiça da população da cidade e da região. “É uma conquista não só para Caruaru, mas para toda a região do Agreste. Agradeço, em nome da população, pela decisão do TJPE pela permanência da Câmara Regional, que seguirá ajudando a nossa gente”, comemorou a gestora.

O pedido pela permanência foi pauta de reunião remota, realizada no último dia 8 de julho, entre a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira Lins. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário