
Criada
pelo governo federal em 2019 para estimular a economia, a Semana Brasil terá
uma nova edição em 2020. A realização do evento foi anunciada hoje (04) pelo
secretário executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, e será
coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). A Semana
Brasil, em referência à data da Independência do país (7 de setembro), deve
reunir grandes redes varejistas em uma campanha nacional de descontos em
produtos e serviços no período de 3 a 13 de setembro.
Com
o slogan “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego”, a ação faz
parte do pacote de iniciativas para reaquecimento do comércio e retomada das
atividades econômicas do país. O mês foi escolhido por não registrar nenhuma
das grandes datas que movimentam o comércio como, por exemplo, Dia das Mães
(maio), Dia dos Pais (agosto), Dia das Crianças (outubro) ou Natal (dezembro).
“[A
Semana Brasil] vai priorizar o pequeno e o médio comerciante. A Semana 2020 vai
se tornar o ponto de partida de um novo tempo para o comércio, de normalização
da relação econômica entre pessoas e empresas. Fizemos uma pesquisa sobre a
aceitação da campanha e ela foi enorme. A gente quis fazer uma campanha de
duração de 10 dias para que não houvesse nenhuma aglomeração, em parceria com
os comerciantes”, afirmou Wajngarten.
Segundo
números levantados Ebit/Nielsen, as vendas online durante a Semana Brasil
de 2019 cresceram 41%, enquanto vendas no varejo presencial aumentaram
11,3%, de acordo com a Cielo.
Ainda
segundo o secretário, comerciantes que não dispuserem de material publicitário
próprio terão uma ajuda da Semana Brasil em suas campanhas. A iniciativa trará
cartazes, anúncios e demais peças publicitárias prontos, que poderão ser
adaptados e utilizados sem nenhum custo extra para os comerciantes.
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