
O município
de Itaíba está entre as cinco cidades pernambucanas que se destacaram no
levantamento sobre transparência nos gastos com os recursos do enfrentamento a
pandemia da Covid-19, com todos os quesitos avaliados aprovados por completo
pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE.
Para a prefeita Regina Cunha, reflexo da seriedade e transparência no
uso dos recursos públicos.
“Essa
avaliação do TCE só vem comprovar a transparência, honestidade e o uso correto
dos recursos da Covid-19 por parte da prefeitura de Itaíba. Nossa determinação
é dar clareza e conhecimento à população do uso de cada centavo que venha para
que possamos investir para salvar vidas e a prova de nossa total transparência
está aí”, afirmou a prefeita.
O levantamento
realizado pelo TCE tinha por objetivo verificar o cumprimento, por parte das
prefeituras municipais, da transparência pública das contratações e aquisições
por elas realizadas, com fulcro na Lei Federal n° 13.979/2020, durante o
período de enfrentamento da emergência de saúde pública do novo coronavírus
(COVID-19). Os dados foram coletados nos Sítios Oficiais e Portais de
Transparência de todas as prefeituras do estado de Pernambuco. Foram avaliados
09 itens:
1. Foi encontrado,
em busca na internet, o sítio oficial da UJ?
2. Foi possível
acessar o sítio oficial e o portal de transparência?
3. Há seção
específica relacionada à COVID-19 no sítio oficial ou no portal de
transparência?
4. A seção
específica da COVID-19 disponibiliza as informações das Contratações/Aquisições
firmados?
5. A ferramenta de
pesquisa disponível no sítio oficial e/ou no portal de transparência leva a
conteúdo da seção específica do COVID-19?
6. A seção
específica da COVID-19 possibilita gravação de relatórios em diversos formatos
eletrônicos?
7. Há possibilidade
de envio de pedidos de informação de forma eletrônica (e--SIC)?
8. A solicitação
por meio do e--SIC é simples?
9. O e-SIC
possibilita o acompanhamento posterior da solicitação?
Em
todos eles, a prefeitura de Itaíba atendeu as exigências de transparência
feitas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Um alerta de
responsabilização foi emitido para 113 prefeituras pernambucanas que não
atenderam plenamente os critérios de avaliação.
Um
bom exemplo de falta de transparência completa pôde ser visto na Prefeitura de
Manari, aonde dos 09 critérios avaliados o município foi reprovado em 04 por não
cumprir nenhuma das exigências. Entre os critérios não encontrados pelo TCE na
prefeitura de Manari está a seção específica da COVID-19 que deveria disponibilizar
as informações das Contratações/Aquisições firmados, ou seja, a onde e com quem
foram investidos os recursos. Outras irregularidades são a falta de possibilidade
do envio de pedidos de informação, de solicitação por meio do e-SIC e a não
possibilidade de acompanhamento das informações.
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