sexta-feira, 2 de junho de 2017

Oposição disponibiliza saldo de emendas para desabrigados das chuvas

          Os deputados estaduais da oposição presentes ao encontro das bancadas parlamentares Estadual e Federal com o governador Paulo Câmara (PSB), na manhã desta sexta-feira, anunciaram que vão reverter o saldo remanescente das emendas impositivas de 2016 para que sejam utilizadas no atendimento emergencial das famílias desabrigadas pelas enchentes.

Segundo o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), presente ao evento, a oposição sugeriu ainda a criação de uma comissão especial suprapartidária para acompanhar e agilizar, no que for possível, as ações do Estado no sentido de atender essas famílias e cidades afetadas pelas chuvas.

“O governo precisa colaborar para que todos possam ajudar a amenizar os problemas e buscar soluções definitivas que já eram para estar concretizadas, principalmente após as enchentes de 2010 que afetaram quase os mesmos municípios que hoje contabilizam as mesmas perdas de sete anos atrás”, disse Júlio Cavalcanti.

Para o deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB) “é preciso acelerar as ações voltadas para se evitar que dramas como esses voltem a se repetir”. Ele citou que a bancada federal já vem trabalhando para buscar soluções urgentes e futuras para o problema que vem se repetindo desde 2010.

“A oposição está pronta para ajudar, mas é preciso que o governo defina o que é prioritário e cumpra com suas obrigações para a finalização das obras necessárias para que esses problemas não se repitam. Pernambuco e seu povo tem que estar acima de qualquer disputa e precisam ser prioridades em qualquer agenda de governo”, concluiu Zeca Cavalcanti.

O senador Armando Monteiro Neto (PTB) cobrou do governo estadual a indicação mais objetiva de planejamento e de obras prioritárias, para que os parlamentares possam auxiliar na sua agilização junto ao governo federal.

“Estamos aqui muito menos para inventariar culpa e muitos mais para construirmos uma agenda que, de alguma maneira, responda de maneira definitiva o desafio que Pernambuco tem, que é de criar efetivamente um sistema de contenção, através dessas barragens. E que evite a repetição de uma tragédia como essa, que tanto sofrimento tem causado”, disse Armando.

Ao lado do senador Armando Monteiro (PTB) e dos deputados Júlio e Zeca Cavalcanti, estiveram presentes os deputados Silvio Costa Filho (PRB), Álvaro Porto (PSD), Edilson Silva (Psol), Joel da Harpa (PTN), José Humberto (PTB), Paulinho Tomé (PT), Priscila Krause (DEM) e Socorro Pimentel (PSL).