quarta-feira, 21 de junho de 2017

Festejos juninos levam caos a Serra Negra em Bezerros

              No último fim de semana, 17 e 18 de junho, em torno de 230 ônibus pegaram o caminho para a Serra Negra, distrito de Bezerros, onde fica, hoje, umas das festas juninas mais disputadas de Pernambuco. Fazendo uma média, foram mais de 10,3 mil pessoas apenas nesses veículos, cinco vezes mais ônibus que ano passado - sem contar moradores, hóspedes, motociclistas e grupos que chegaram em vans e carros de passeio.

A Prefeitura de Bezerros estima que em torno de 25 mil pessoas participaram da programação. Para se ter uma ideia do impacto dessa movimentação, basta dizer que Bezerros, a cidade sede, tem cerca de 58 mil habitantes e na Serra Negra não moram nem 10% desse volume. 

O resultado foi grande transtorno na estrada que conduz à vila que fica a 9 km da cidade. Segundo relatos, pessoas chegaram a ficar mais de duas horas presas nos engarrafamentos no sábado e domingo. Moradores estão temendo novo caos nos próximos dias de festejos juninos.

Para tentar remediar a situação, a Prefeitura anunciou em suas redes sociais que colocará uma barreira aos ônibus e micro-ônibus em lugares estratégicos e que apenas vans poderão subir para a festa no próximo fim de semana, véspera e dia de São João. Até o momento, segundo o secretário de Governo do município de Bezerros, Josevânio Miranda, 30 veículos já foram cadastrados e terão a permissão para cobrar R$ 5 pelo trecho, “tabelado, para que não haja exploração”.

Miranda argumenta que nas vias estreitas, de mão dupla e sem acostamento, que levam até o polo cultural do distrito, as vans vão fluir melhor que os ônibus. “Já comunicamos às agências de turismo, pedimos que eles venham já de van, que fica mais rápido o acesso”, disse. Da Folhape.