quarta-feira, 21 de junho de 2017

Arcoverde: Zirleide cobra placa de cachês e prefeitura corre para colocar

             Não se passaram 24 horas do pronunciamento da vereadora Zirleide Monteiro (PTB) acerca de matéria publicada pela Folha das Cidades sobre o descumprimento da Lei 15.818/16 que prevê a divulgação dos valores gastos com as atrações e estrutura das festas realizadas com dinheiro público para a prefeitura correr atrás para resolver.

A primeira medida foi mandar uma nota para o site do blogueiro Nill Junior, de Afogados da Ingazeira, que repercutiu a matéria da Folha e o pronunciamento da vereadora. Na nota, a prefeitura alega que não colocou a placa porque ainda faltava fechar outras atrações, mas vai fazê-lo no dia 23 de junho, faltando seis dias para o término do evento, quando deveria ter sido colocada desde o primeiro dia.

Em seu discurso, a vereadora Zirleide Monteiro questionou se o município estaria à margem da lei. “Será que Arcoverde está à margem da lei? Será que a lei não vale depois que cruza a serra da Ipojuca? Esperamos que o Ministério Público cobre da prefeitura o fiel cumprimento da lei. Não queremos nada demais, apenas que a sociedade arcoverdense possa ter conhecimento para onde estão indo os recursos públicos da sua mais tradicional festa”, concluiu.

A parlamentar disse em sua fala que iria acompanhar os atos da prefeitura e esperar, mesmo que seja com atraso, o governo cumpra a lei e seja transparente.

A LEI - Sancionada no dia 31 de maio do ano passado, a lei prevê que gastos públicos com festas e contratações de artistas e shows deverão ser comunicados à população através de uma placa de 6 metros quadrados, no mínimo, colocada em local visível e ficar exposta durante a realização do evento para explicitar e detalhar os custos do governo com a festa. A legislação determina que a placa contenha o nome da atração e o valor do cachê, o responsável pela estrutura, iluminação, som e palco, além da origem dos recursos utilizados. 

Veja a nota da prefeitura não enviada para o site da Folha das Cidades.

NOTA

A Prefeitura de Arcoverde informa que está atenta à Lei 15.818/16, que prevê a explicitação dos gastos com as festividades, e esclarece que a produção do material não ocorreu ainda por ainda estar em processo de contratação de algumas atrações. A partir desta sexta-feira (23/06), essas informações já estarão à disposição do público.