sexta-feira, 19 de maio de 2017

Ação Social alerta para violência sexual contra crianças e adolescentes

Centenas de estudantes de escolas estaduais e do município participaram da caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado ontem, dia 18 de maio, em Itaíba.

Acompanhados de professores e técnicos da secretaria de Ação Social e Cidadania, as crianças e adolescentes percorreram as ruas centrais do município e terminaram com protesto e palestras ao ar livre, em frente ao prédio da Prefeitura, à sombra da Matriz de Nossa Senhora de Todos os Homens.

A caminhada saiu por volta das 16h e ação fez parte da Campanha Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes é Crime. Não Entre Nessa Onda!, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação Social e Cidadania e Ministério Público.

Tendo uma flor como ícone, a campanha teve o intuito de alertar sobre casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes. Segundo a Secretária Tamara Evellyn, “o dia 18 de maio é um marco de um trabalho que estamos desenvolvendo dia a dia, garantindo os direitos das crianças e adolescentes, principalmente no combate a violência sexual. Esse evento é um alerta a sociedade de que o problema existe e precisa ser enfrentado, como estamos fazendo”.

A história - No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu carbonizado seis dias depois e os seus agressores nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.