quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

MP requisita instauração de inquérito policial no caso Daniela Martins

          O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Cidadania da Capital, com atuação na Defesa dos Direitos Humanos, requisitou a instauração de inquérito policial à Delegacia de Crimes Cibernéticos e encaminhou à Central de Inquéritos da Capital e ao Ministério Público Federal o caso da recifense Daniela Martins.

A vítima vem sofrendo agressões verbais na Rede Social Facebook, de cunho depreciativo, ameaçador e racista, desde o dia 2 de janeiro. A denunciante procurou o MPPE após ser desestimulada a fazer um boletim de ocorrência por um policial na Delegacia de Crimes Cibernéticos.

Uma audiência será realizada no dia 23 de janeiro, com a presença de representante da Delegacia de Crimes Cibernéticos e a denunciante, bem como representantes de Defesa dos Direitos Humanos que vem acompanhando a vítima, para a apreciação das deliberações e procedimentos adotados para garantir o direito à dignidade dos cidadãos e a responsabilização dos agressores.

O promotor de Justiça Maxwell Vignoli também anexou o caso da Daniela Martins ao inquérito civil público já instaurado na 8ª Promotoria de Justiça, que apura a garantia às políticas públicas de segurança que se referem aos crimes perpetrados na internet.

A jovem vem sendo alvo de agressões virtuais e ameaças após postar uma foto sem roupa, falando sobre aceitação do próprio corpo. A postagem viralizou e, até a manhã desta quinta, já somava 68 mil curtidas, 30 mil comentários e 16,9 mil compartilhamentos. Daniela procurou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na tarde da quarta-feira (4).