A Polícia Federal concluiu inquérito da Lava Jato que apura suspeitas de corrupção
do ex-ministro e senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Os policiais
encontraram indícios de “materialidade e autoria” envolvendo o
parlamentar nos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e
organização criminosa. A conclusão está no inquérito enviado pela PF ao relator
da Lava Jato no Supremo
Tribunal Federal, ministro Teori Zavascki.
O
inquérito foi aberto em março, quando o ministro Teori autorizou a PF a
apurar suspeitas contra o senador por suposto envolvimento no esquema de
corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.
Em
nota, a assessoria disse que, para a defesa do senador, ele não cometeu
"qualquer prática ilícita". Disse também que, para o senador, o
inquérito policial não deve fazer "juízo de valor" sobre a
"conduta investigada".
Segundo
a delação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, Bezerra Coelho
pediu R$ 20 milhões para a campanha à reeleição do então governador de
Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto em 2014 . Na época, Bezerra
Coelho era secretário de Desenvolvimento da administração de Campos. O
inquérito concluiu que “encontra-se devidamente demonstrado” que, entre 2010 e
2011, o senador “de fato solicitou a vantagem indevida” às principais
empreiteiras contratadas na execução das obras da refinaria de Abreu e Lima
(PE).
![]() |
| FBC esteve recentemente na convenção da socialista Madalena |
