Apesar
das diferenças entre os partidos, de um lado o conservadorismo do PRB, de outro
um PT mais aberto ao diálogo, o ex-prefeito João Paulo (PT) e o deputado
estadual Silvio Costa Filho (PRB) buscaram dar o tom do entendimento para a
disputa da Prefeitura do Recife, em evento de oficialização da chapa
capitaneada pelo petista. A solenidade foi realizada nesta sexta-feira (15) e
contou com a presença de lideranças políticas do Estado.
“Nós
entendemos que, com a quantidade de pulverização de candidaturas, hoje são
quase oito que se desenham na Cidade, não tinha sentido no nosso campo, podendo
apresentar uma agenda compartilhada para a Cidade, uma agenda programática. O
momento era muito mais de unidade do nosso campo do que de qualquer
divisionismo”, afirmou Silvio Filho, em conversa com a Imprensa.
O
pré-candidato a vice afirmou também que o partido trabalhava com a
possibilidade de ter uma candidatura própria à PCR. No entanto, o deputado
admitiu que a união com o ex-prefeito representaria uma opção mais viável para
as eleições municipais deste ano. “Por isso, tomamos essa decisão e vamos
trabalhar para ganhar as eleições, para estar no 2º turno e apresentar uma
agenda para a Cidade”, disse.
O
ex-prefeito João Paulo, que encabeça a chapa, disse acreditar que a parceria
com Silvio Filho significa um reforço na candidatura. “Ele traz com ele,
também, o pai, a figura do Armando com toda a bancada do PTB, o que para nós
foi um reforço grande, porque trazemos a força da juventude, em um político
jovem e com experiência”, declarou.
Segundo
João Paulo, a partir de agora, a chapa pretende conversar com outros partidos.
“Existem outros partidos que estamos procurando para conversar e nós estamos
abertos ao diálogo com o conjunto das forças. Acredito que nós fizemos uma
relação grande com o PSB aqui, construímos grandes forças juntos. O PSB cometeu
equívocos políticos, que foi dar as costas ao presidente Lula e a presidente
Dilma, que tanto fizeram por Pernambuco, e isso nos distanciou. Mas não coloco
na condições de inimigos, vamos fazer a nossa campanha no melhor nível
possível, recuperando a memória da Cidade, o que nós fizemos. E quanto ao
PCdoB, todas as informações que tenho, é que eles vão apoiar a candidatura de
Geraldo Julio, independente de estar na vice ou não”, afirmou.
Em seu discurso, o pré-candidato a prefeito lembrou os anos em que o PT esteve
à frente da Prefeitura do Recife. Segundo o petista, entre as primeiras ações,
caso seja eleito, será restabelecer o legado deixado pelos 12 anos de
administrações petistas. João Paulo relembrou medidas como o Orçamento
Participativo (OP), os habitacionais, uma das marcas das gestões, e cobrou a
retomada da participação popular.
O deputado estadual Silvio Costa Filho, por sua vez, disse que a coligação, que engloba, ainda, PTB, PTdoB e PTN, tem trabalhado com a perspectiva de eleger de oito a dez vereadores. “A nossa ideia é fazer essa coligação para tentar eleger a maior quantidade de vereadores possíveis, já com olhar para a governabilidade da nossa gestão”. Do blog da Folhape
