quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

A Coluna: O MPPE e o Carnaval...Quem vai fazer


O Ministério Público de Pernambuco recomendou a mais 15 prefeitos, incluindo a de Arcoverde, não gastar dinheiro público com o Carnaval enquanto tiver salários atrasados de seus funcionários efetivos, comissionados ou contratados, seja na totalidade, seja parcialmente, como é o caso de algumas prefeituras da região que estão com cargos comissionados ou contratados sem ver a cor do 13º e mesmo do salário de dezembro. Mais do que justa a medida, mas o MPPE deveria seguir o exemplo de outros estados que, além de proibir os gastos com shows, festas e Carnaval, também recomendou que os prefeitos não gaste dinheiro público com propaganda e publicidade desnecessária. Caso que ocorre de forma acintosa em Arcoverde, aonde carros de som, rádios e outros meios realizam propaganda de obras raras (raras porque são poucas) ao invés, por exemplo, de campanhas de orientação contra o mosquito da dengue e consome recursos públicos com a publicidade meramente promocional. Em dois anos, foram mais de R$ 1,6 milhão gastos com propagandas. Contraditoriamente, enquanto gasta esse dinheiro com propaganda, outros quase R$ 300 mil só em um ano com refeições para secretarias, outros mais de dois milhões de reais com uma usina para fazer 10 ruas asfaltadas, a prefeitura se nega a fornecer medicamentos e fraldas a crianças enfermas que os pais precisam recorrer à justiça para garantir os direitos dos pequeninos, como diz um nobre parlamentar. Mas, é Carnaval...

SHOW – Embora não tenha anunciado a realização do Carnaval 2016, Arcoverde está na agenda da banda Marreta é Massa, que tem show programado para o dia 7 de fevereiro, domingo de Carnaval. Se vai ter mais alguma banda, daqui para o sábado de Zé Pereira quem sabe saberemos.

ESTRADA - O DER, órgão vinculado à Secretaria de Transportes, esclareceu em nota ao blog do Nill Junior que  os serviços de restauração da PE-292, no trecho que vai de Albuquerque Né, em Sertânia, até Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, serão reiniciados após o Carnaval. A nota é assinada pelo Setor de Comunicação do órgão e bate com a informação do  Gerente de Projetos da Secretaria Estadual de Transportes, Rômulo Menezes.

CORREÇÃO – O Partido sob o comado do ex-candidato a vereador e presidente do PRTB em Arcoverde, João do Skate, que também tem portas fechadas para vereadores candidatos, e só aceita candidatos que não sejam vereadores, é o PRP (Partido Republicano Progressista) e não PRT como dito antes. Segundo João, a ideia é eleger mais um vereador nos chamados partidos nanicos, mas que os grandes não tiram o olho.

CARNAVAL - O Secretário de Cultura e Esportes de Afogados, Alessandro Palmeira, divulgou na manhã da quarta (03), a programação completa do carnaval no município. A abertura oficial será no sábado de Zé Pereira com desfiles de blocos, shows de orquestras de frevos e o cantor Pedrinho da Pegação. Vão estar ainda na folia de Afogados as bandas Trio da Huanna e Cavaleiros do Forró (?).

SEGURANÇA – Dizem que a nova disputa dentro do Governo municipal de Arcoverde não é entre os vereadores e pré-candidatos a vereadores. A disputa mesmo é pela agenda e telefone da prefeita. Um assessor que estrala os dedos para chamar secretários (caninos?) estaria deixando para trás uma jovem assessora que não se conforma com a baixa de status. Pense no nível!

BAGACEIRA – Enquanto torra dinheiro em propaganda com a futura praça do São Cristóvão, a prefeitura deixa abandonada uma praça vizinha, a Marcio Ferreira (Esquerdinha), popularmente conhecida como praça do escorrego. Lixo, brinquedos quebrados, escuridão e até a placa de sinalização da praça toda estragada. Pra completar, dizem que o local serve de fumodromo. Como diz um internauta: uma bagaceira.

EMPREGOS - A alta do desemprego foi uma das más notícias mais recorrentes ao longo de 2015. Foram 1,5 milhão de demitidos. Apesar de o número ser o pior da série histórica, iniciada em 1992, algumas cidades de Pernambuco e do Brasil caminharam no sentido contrário, abrindo milhares de vagas de trabalho. No Sertão destacam-se Inajá (297 vagas), Belém do São Francisco (161 vagas) e Petrolândia (108) entre cidades que mais empregaram em 2015. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

PERGUNTA DO DIA: Aonde foi parar a Força Tarefa das fotos para retirar a bagaceira que se espalha pelos bairros da cidade?