quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Sociedade organizada de Pesqueira promove sábado dia D contra o Aedes aegypti

           Na última terça-feira (19) uma reunião promovida pela Sociedade Civil Organizada de Pesqueira e órgãos representativos a exemplo da OAB, Diocese, Caritas, Rotary, Lions, Lojas Maçônicas, CDL, ACEP, Reservistas, Igrejas Evangélicas, prefeitura municipal e a Polícia Militar definiu o plano de combate ao mosquito Aedes aegypti no município. Notou-se e registrou-se a falta de ministério público que, mesmo convidado, não apareceu.

O evento ocorreu no auditório do Hotel Cruzeiro e contou com a presença de cerca de 400 pessoas sob a coordenação da subsecção da OAB Pesqueira, presidida pelo advogado Augusto Ramos. A apresentação oficial do encontro ficou a cargo do empresário Airon Duarte que detalhou todo o esquema que foi traçado para o grande mutirão que ocorrerá no sábado, dia 23 de janeiro.

A expectativa é contar com pelo menos 600 voluntários que, juntamente com 120 agentes de saúde, mais o pessoal de apoio que virá da IV Geres e também representantes dos povos indígenas que stão sendo capacitados para o uso de larvicidas. O objetivo é cobrir, pelo menos, 12 mil dos 24 mil imóveis da cidade de Pesqueira.

Para tanto há uma aparato especial que está mobilizando parcela considerável de empresário e outros tantos que estão sendo convidados e estimulados a comparecer. Coletes, pulseiras identificadoras, veículos grandes e pequenos tudo isso está sendo preparado para receber todos os voluntários. Equipes com 8 voluntários, coordenados por agentes e policiais se espalharão pela cidade. Há, ainda, a expectativa de contar com soldados do exército brasileiro. Tiro de Guerra e Reservistas também comporão o esquadrão de voluntariado.

Todo o custo do evento está sendo rateado entre os empresários e membros de entidades envolvidas no Dia “D”. A prefeitura municipal vai disponibilizar 12 ônibus para transporte de pessoal e a secretaria de saúde colocará toda a sua estrutura à serviço do mutirão. Até um Drone já foi usado para detectar áreas vulneráveis e comprovou, infelizmente, a grande quantidade de reservatórios d’água que estão sem tampas.