quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Com alto índice de infestação Sertânia reúne sexta comitê de combate ao Aedes aegypti

             O Comitê Municipal de Mobilização Social para o Controle da Dengue, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (29), às 8h, na Câmara de Vereadores de Sertânia, uma reunião para discutir estratégias e intensificar as ações de combate ao Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya, zika.

O comitê é formado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada. Entre os objetivos estão a implantação de medidas intersetoriais por parte de órgãos e empresas da administração pública e privada; a redução dos fatores determinantes da infestação do Aedes aegypti e a prevenção de epidemias de dengue.

“É importante que a população ajude. Os principais focos encontram-se dentro das casas das pessoas. O combate à dengue é mútuo, poder público, sociedade civil organizada e comunidade devem se aliar para a eficácia do combate à doença”, afirmou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Santana (foto).

Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam o município de Sertânia com os maiores índices de residências e depósitos de água com focos do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika no estado de Pernambuco. O levantamento é feito por ciclos, e no último, realizado no final de 2015, apontou que em 18,90% das residências e 22% dos depósitos analisados no município apresentavam focos do Aedes.

Disque denúncia – O Comitê Municipal de Mobilização Social para o Controle da Dengue já implantou um Disque-denúncia de combate à dengue para que a população possa, inclusive de forma anônima, denunciar a existência de focos. A ideia é possibilitar uma ação mais eficaz da prefeitura no combate ao mosquito Aedes aegypti. O telefone disponível é o 3841-1374, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.