domingo, 29 de novembro de 2015

Depois de superlotar unidades de saúde o drama do mosquito Aedes Aegypti em Arcoverde faz prefeitura acordar

             Depois do mosquito Aedes Aegypti infestar e atingir milhares de pessoas na cidade superlotando o Hospital Regional, Policlínica, UBSs, a prefeitura de Arcoverde resolveu acordar e vai dar início a mutirões de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika nos bairros da cidade. Para isso promoveu uma reunião reunindo a sociedade civil para dividir o ônus da luta contra o mosquito. Ainda ano início de novembro a secretaria estadual de Saúde já tinha dados que pelo menos 568 casos suspeitos de dengue/chikungunya já tinham sido notificados no município.

Em abril de 2015 a cidade da Pedra, a menos de 20km de Arcoverde, já estava no estágio de epidemia segundo o próprio Ministério da Saúde e os atendimentos nas unidades de saúde começavam a crescer, mas a prefeitura só fazia propaganda das pracinhas e do pátio da feira. A dengue era coisa secundária. Mas como nunca nada é tarde, finalmente a prefeitura resolveu acordar e trabalhar.

Na manhã desta segunda-feira (30), a prefeitura começa um grande mutirão de combate ao mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya, nas comunidades de Barragem, Imagel e Petrópolis, que ficam no bairro do São Cristóvão. A meta é orientar e prevenir toda a população, com o apoio dos Agentes de Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde, da Secretaria de Saúde de Arcoverde.

A Secretaria de Obras vai realizar, em conjunto, um grande mutirão de limpeza nos terrenos baldios e nos canais; dar apoio aos Agentes de Endemias e de Saúde nas visitas às residências; coletar qualquer material sem uso, que possa servir de criadouro para o mosquito; e fazer o trabalho de conscientização na coleta do lixo.

No dia primeiro de dezembro, o foco das ações de combate ao mosquito da dengue e cia são os bairros da Faculdade, Vila da Rodoviária, AABB, Vila do Presídio, Jardim da Serra, ruas próximas a GRE e GERES; No dia 02 é a vez da população do Tamboril, Cagepe, ruas próximas a Oca do Buda e ruas próximas a do motorista colaborarem na luta contra os focos do mosquito aedes aegypti. As ações chegam a COHAB II, Veraneio, Alfredo Souza Padilha; 04/12 – Boa Esperança e Cidade Jardim no dia 03 de dezembro.

É preciso que a população colabore. Quem tiver entulhos dentro de casa deve colocar na calçada para serem recolhidos seguindo o calendário que está sendo divulgado. As pessoas devem ter cuidado com os possíveis criadouros do mosquito, tapando e verificando caixas d’água, calhas, tonéis, cisternas, para evitar possíveis focos de Dengue.