quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Terremoto de 8,4 graus provoca alerta de tsunami no Chile

            Um terremoto de 8 graus de magnitude abalou nesta quarta-feira (16) a região central do Chile, balançando prédios, provocando um alerta de tsunami e deixando a população em pânico, informou o Centro Simológico Nacional da Universidade do Chile (CSN).

O tremor ocorreu às 19h54 local, com epicentro situado 36 km a oeste da localidade de Canela Baja, na região de Coquimbo (500 km ao norte de Santiago), a uma profundidade de 11 km, segundo o CSN. Um alerta de tsunami foi emitido pela Marinha para toda a costa do Chile e no estado americano do Havaí. Tremor também foi sentido por pessoas que estão no estado de São Paulo, especialmente em prédios mais altos.

O Serviço Hidrológico e Oceanográfico da Marinha (Schoa) ordenou a evacuação das cidades situadas à beira-mar. O terremoto foi de longa duração e seguido de vários tremores secundários muito fortes. Em Santiago, capital chilena com 6,6 milhões de habitantes, o terremoto causou pânico e milhares de pessoas foram às ruas. O governo recomenda que as pessoas procurem se alojar longe da costa do país, nas montanhas. O tsunami é esperado para a próxima meia hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário