terça-feira, 12 de julho de 2022

Em meio à "apagão", Câmara Federal aprova PEC Eleitoral em primeiro turno

                          Por 393 votos a favor e 14 contra, o texto-base da PEC Eleitoral foi aprovado em 1º turno pela Câmara Federal na noite desta terça-feira (12). A votação ocorreu em meio a um apagão - logo no início da votação do texto, uma série de instabilidades derrubou o site da Câmara, a transmissão no YouTube e a votação no sistema Infoleg (destinado a deputados). Apenas o painel eletrônico de votação, que não tem conexão com a internet, ficou no ar.

O presidente da Casa, Arthur Lira, decidiu prosseguir mesmo que alguns deputados não conseguissem votar pela internet. O painel contou 408 dos 513 deputados presentes.

Com a aprovação em primeiro turno, deputados vão votar os chamados destaques, propostas que podem alterar o texto-base. Após essa etapa, a proposta ainda será votada em segundo turno. Para ser aprovado, o texto precisa do apoio de, no mínimo, 308 parlamentares, nos dois turnos.

Por causa da pane no sistema, a votação foi suspensa, tanto dos destaques quanto em segundo turno. A votação será retomada na manhã desta quarta-feira (13).

Na votação, os partidos de oposição ao governo Bolsonaro indicaram voto favorável ao texto, mas afirmaram se tratar de uma medida “eleitoreira”.

Líder do PSB, o deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) afirmou que, durante a votação dos destaques, a oposição pretende assegurar a permanência dos benefícios. “Nós não concordamos é que esse auxílio seja limitado ao período eleitoral. Não concordamos com medidas eleitoreiras. Vamos defender a nossa posição de que essa seja uma política permanente, e não essa enganação do Bolsonaro, que quer aumentá-lo apenas no período eleitoral”, disse.

Para a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), é necessário denunciar o “caráter eleitoreiro” da medida. “Lá atrás, Bolsonaro e sua base não quiseram o valor que estamos votando agora. Querem agora para conseguir diminuir a rejeição que vai tirá-los do poder em outubro. A segunda denúncia é que a culpa desse horror é de Bolsonaro e sua base”, afirmou.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário