quarta-feira, 6 de julho de 2022

22ª Fenearte abre ao público nesta quarta-feira (6)

            Artesanato, moda, gastronomia, música, artes visuais e cultura popular se encontram na 22ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que abre ao público desta quarta-feira (6) até 17 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. Realizado pelo Governo de Pernambuco, o evento homenageia o movimento Manguebeat, que completa 30 anos em 2022.   
            
“Esse tema passa por todas as áreas da feira, desde o artesão que produz sua peça e faz referência ao movimento até os salões de arte”, garantiu Márcia Souto, coordenadora da feira e diretora de Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe). Segundo a gestora, a programação deste ano foi desenvolvida com a colaboração de nomes que estão diretamente ligados ao Manguebeat.

Ao longo de 12 dias, cerca de 5 mil expositores ocuparão uma área de 30 mil m². Além de visitar os estandes, os visitantes também poderão vivenciar uma extensa programação cultural, que tem como destaque as apresentações de Patrimônios Vivos de Pernambuco e de grupos de cultura popular de várias regiões do Estado. Também haverá shows de artistas como Barro, DJ Dolores, Okado do Canal, Barbarize e Bela Schneider. 

Dando boas-vindas ao público, a Alameda dos Mestres reúne os mais tradicionais representantes do artesanato pernambucano. “Logo na entrada, você é recebido por esses 64 mestres, que estão lá não só para apresentar os seus trabalhos, mas também para conversar com os visitantes”, explicou Márcia.

O espaço da Fenearte também vai sediar três mostras de arte com trabalhos selecionados por meio de edital: o 17º Salão de Arte Popular Ana Holanda, o 6º Salão de Arte Popular Religiosa e a 15ª Galeria dos Reciclados. Escolhidos por uma comissão julgadora, os três vencedores de cada salão serão premiados com R$ 8 mil cada. 

Uma das homenagens prestadas ao Manguebeat pela Fenearte é a montagem de uma exposição em alusão ao Mercado Pop, que fica em cartaz no mezanino. Criada em 1995 por Evêncio Vasconcelos, a antiga feira itinerante de moda, música e arte costumava ser uma espécie de vitrine para a cena daquele período. A curadoria é de Carlos Augusto Lira, arquiteto que também assina a cenografia do evento. 

As atividades formativas e de trocas de saberes também estão presentes na programação. O espaço Janete Costa, por exemplo, vai receber os mestres artesãos mineiros José Alves da Silva, Margarida Pereira da Silva e Lucineia de Souza, para falarem de suas experiências. No mesmo local, haverá rodas de conversas sobre temas diversos, sempre a partir das 16h. Além disso, a Fenearte oferece 130 oficinas gratuitas, somando 1300 vagas.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário