quinta-feira, 3 de março de 2022

Movimento Livres vai às ruas de Caruaru em defesa da lei de liberdade econômica no município


Associados do Livres em Pernambuco estarão nas ruas de Caruaru nesta quinta-feira (03) para realizar uma ação com o objetivo de alertar a Prefeitura sobre a importância de regulamentar a Lei de Liberdade Econômica (LLE) a nível municipal. Além de distribuir panfletos informativos sobre o assunto, os manifestantes vão fazer adesivaço no comércio da feira e redondezas.

Sancionada a nível federal no ano de 2019, a Lei de Liberdade Econômica estabelece a redução de uma série de burocracias para abertura e funcionamento de empresas. Ocorre que algumas regulações, como a definição de atividades de baixo risco, ficam sob responsabilidade dos municípios, sendo necessária a aprovação de uma lei municipal para especificar o que não é contemplado na Lei Federal.

Natural de Caruaru, o estudante e empreendedor Jefferson Tepo saiu em defesa da matéria falando sobre a vocação de Caruaru para os negócios. “Nossa cidade nasceu da feira e é da produção têxtil e dos serviços, ou seja, do empreendedorismo, que Caruaru se move. Tornar o processo de formalização dos negócios mais simples só vai impulsionar nossa produtividade e ajudar a gerar mais empregos”, destacou.

Karla Falcão, coordenadora de Relações Institucionais do Livres, falou sobre a necessidade da gestão municipal se contrapor ao quadro estadual. “O relatório Doing Business, do Banco Mundial, aponta que Pernambuco é o pior estado do Brasil para se fazer negócios. Exatamente por isso, lidera rankings de desemprego. Caruaru precisa ir na contramão do estado”, comentou.

A ação vai iniciar às 10h, na entrada da Feira do Artesanato. Além de Jefferson Tepo e Karla Falcão, estarão presentes outras lideranças estaduais como Francisco Layon e professor Thiago do Uber. Ao final da panfletagem, representantes do Livres vão se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caruaru para entregar uma carta ao secretário André Teixeira solicitando que a gestão tome a iniciativa de apresentar o projeto municipal da LLE.

Com a Lei de Liberdade Econômica, atividades de baixo risco não precisam mais de autorização para começar a funcionar. Caso o ente público responsável pelo registro do negócio não responda no prazo estabelecido, a concessão na junta comercial é automática. Após a aprovação da LLE, no ano de 2020 houve um aumento de 6,1% no número de abertura de empresas em relação a 2019, o que representa um crescimento de 27,7%em comparação com 2019.

O Livres é um movimento liberal suprapartidário que promove engajamento cívico e desenvolvimento de lideranças, projetos de impacto social e propostas de políticas públicas para aumentar a liberdade individual no Brasil. Com mais de 4 mil associados entre todas as regiões do país, o Livres possui 36 mandatários associados (10 deputados federais, 9 deputados estaduais, 16 vereadores e 1 prefeito) e um Conselho Acadêmico composto por Elena Landau, Fernando Schuler, Leandro Piquet, Persio Arida, Ricardo Paes de Barros, Samuel Pessôa, Sandra Rios e Paulo Roberto de Almeida.

Constituído formalmente como associação civil sem fins lucrativos desde 2018, o movimento nasceu em janeiro de 2016 como uma tendência partidária incubada no PSL com o propósito de renovar o partido, mas deixou a sigla por divergir da entrada do então pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro. Para saber mais: https://www.eusoulivres.org/

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário