quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Panorama: Bivar reúne-se com Paulo Câmara e pode rifar Miguel Coelho

                Principal piloto de sua sucessão, o governador Paulo Câmara recebeu em Palácio o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar. O prato principal foi o tabuleiro eleitoral deste ano. Essa afinação de Bivar com Paulo não é de hoje, e poderá diminuir o projeto da Oposição, conforme revela o blog do Elielson.  

Muitos setores do Palácio já comemoram o que ficou acertado no encontro. Ao mesmo tempo, acende um sinal vermelho para a candidatura do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, a governador. Em 2020, o PSL comandado por Bivar fez um aceno à Frente Popular, ao não declarar apoio aos candidatos de Oposição e produzir uma candidatura própria inexpressiva. Por onde passa, o presidente do partido exalta sua boa relação com o governador e ainda mantém suas indicações no Governo. As movimentações de Bivar aumentam a possibilidade da saída do prefeito de Petrolina da legenda. A chance para Miguel Coelho manter a candidatura seria uma filiação ao Podemos, comandado pelo deputado Ricardo Teobaldo e que tem autonomia na condução da sigla no Estado. Com esse movimento, Mendonça Filho e Fernando Filho também seriam candidatos a federal pela legenda.

Na outra ponta da linha, a coordenação de pré-campanha da prefeita Raquel Lyra (PSDB) está incentivando que ela dê uma guinada à centro-esquerda, como é a origem do seu partido. Para isso acontecer, ela precisa se afastar dos candidatos de direita. Isso pode acontecer caso se confirme a candidatura a governador de Anderson Ferreira, do PL, partido de Jair Bolsonaro. Fortalecendo ainda mais a postulação de Raquel Lyra, o Cidadania reprovou os pedidos do PDT e do Podemos de fazer uma federação com a legenda. A opção mais provável será a união com o PSDB, que teve um empate de 10x10 jogando a decisão sobre a federação para o Diretório Nacional do Cidadania, comandado por Roberto Freire. O deputado pernambucano Daniel Coelho, que é membro da executiva, defende uma federação com o PSDB por causa do seu alinhamento com a prefeita Raquel Lyra, que é pré-candidata à governadora. O presidente nacional Roberto Freire também prega uma unidade com os tucanos.


BATENDO RECORDES – Arcoverde segue batendo recordes de novos casos da Covid-19. Somente nesta terça-feira (1), foram registrados 173 novos casos elevando o total de infectados desde o início da pandemia, em março de 2020, para 9.033 pessoas. O município tem 136 óbitos confirmados devido a doença e pelo menos 7.815 se recuperaram da Covid-19 durante todo esse período. No hospital regional a situação bateu no limite, com 100% dos leitos de UTI para Covid ocupados e 40% das vagas da enfermaria. Desses pacientes internados, quatro (04) em UTI e outros dois (02) em leitos de enfermaria da Covid-19 são de Arcoverde.

BUÍQUE COM ALTA – Assim como outras cidades, o município de Buíque também começou fevereiro com altos índices de infecção pela Covid-19. Somente ontem foram registrados 102 novos casos, elevando para 657 pessoas infectadas pelo novo coronavírus somente agora em 2022. Existe atualmente 01 pessoa na UTI devido a doença. Desde o início da pandemia, em março de 2020, Buíque já contabiliza 3.292 casos confirmados da Covid-19 e 52 buiquenses foram à óbito devido a doença durante todo esse período.

SINDICATO ALERTA – O problema dos salários em Arcoverde não se restringe ao aumento concedido a prefeito e secretários, suspensos na segunda-feira (31) pela justiça. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SINTEMA, lançou nota lamentando os cortes salariais promovidos pelo Governo Municipal neste início de 2022. Ao lamentar o fato de que muitos servidores não poderão honrar seus compromissos devido a isso, o Sintema cita casos em que o servidor recebia R$ 3.300,00 e acordou em fevereiro com salários de R$ 1.300,00 fazendo o mesmo trabalho. Em material a ser postado nas redes sociais, o Sintema também faz o comparativo entre o que ganha um servidor de Arcoverde e um do Recife, na mesma função em contraposição ao novo salário do prefeito, derrubado pela justiça. 

AULAS EM SERTÂNIA - O Prefeito Ângelo Ferreira (PSB) adiou o início das aulas presenciais na Rede Pública Municipal de Ensino e nas Escolas Particulares do Município. As aulas presenciais teriam início no dia 7 de fevereiro, segunda-feira, mas foram adiadas para o próximo dia 14. A decisão considera o aumento do número de casos da Covid-19 no município e em todo o Estado, além disso, garante mais tempo para viabilizar a vacinação das crianças até 11 anos, ampliando a cobertura vacinal para prevenir a disseminação da Covid. Os alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano das redes municipais e particulares, iniciarão suas aulas presenciais em 14/02. Os da Educação Infantil só dia 03 de março. 


ENTREVISTA –
Logo mais, às 20h, a vereadora Célia Galindo (PSB) será a entrevistada da Rede Vale. Vai falar no programa Conversa com Ricardo Resende quando abordará os temas mais recentes da política local. Primeira mulher eleita em Arcoverde, ocupando uma cadeira da Casa James Pacheco pela nova vez, Célia promete abrir os versos sobre os últimos acontecimentos de Arcoverde, entre eles a aprovação do aumento salarial do prefeito e secretários e a recente decisão da justiça de suspender tudo até julgar o mérito da questão. A parlamentar também deve falar sobre a sucessão em Pernambuco e se já tem nome definido para apoiar no pleito de 2022. 

HOSPITAL EM FLORESTA – A Prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), anunciou em suas redes sociais que vai começar a reforma e melhorias do Hospital Cel. Álvaro Ferraz. Será renovada a fachada, serviços de pintura, elétrico e diversas melhorias na principal unidade de saúde do município. “Nosso hospital, que desde o ano passado, tem recebido uma atenção especial da nossa gestão, oferecendo serviços com mais qualidade, agora receberá mais investimentos, para alinhar qualidade no atendimento com oferta de infraestrutura adequada”. Para isso, a prefeita firmou parceria com uma Organização Social de Saúde - OSS, que passou a administrar o hospital desde o dia 10 de janeiro. O objetivo é oferecer mais qualidade e eficiência no serviço prestado à população.

PREPARANDO A VOLTA – Na próxima segunda-feira (07), os dez vereadores e vereadoras que compõem a Casa James Pacheco, em Arcoverde, retomam aos trabalhos legislativos com a realização da primeira sessão ordinária de 2022. Em recesso desde o final de dezembro, os parlamentares arcoverdenses entram o novo ano em clima pré-eleitoral, com vários já definidos quem vai ou não apoio a governador, deputados estadual e federal. Fevereiro e março deverão definir os cenários políticos de Arcoverde, com cada um delimitando seus espaços e aliados. A sessão da Câmara começa às 19h.

PÉ NA ESTRADA – É o que vem fazendo o ex-candidato a vice-prefeito de Arcoverde, Eduíno Filho, de olhos nas eleições de 2022. No final de semana esteve em Custódia, conversando com integrantes da associação de moradores do Barro Vermelho. Em suas redes sociais lamentou o negligenciamento do Governo Federal com o DNOCS, afirmando existirem terras e mais terras de perímetro de irrigação inutilizadas devido ao sucateamento da unidade no município. segundo ele, a unidade, que já foi motivo de prosperidade econômica para as mais de 300 famílias da região, hoje, vive abandonada e o destravamento das terras, desapropriadas há muitos anos, é um sonho a muito esperado. Eduino Filho deverá disputar uma vaga na Câmara Federal. Estava acompanhado do pai e ex-deputado estadual Eduino Britto.
 

PERSONA AGRESTE – Na próxima sexta-feira (04), a Senso Eventos e a Agreste TV promove em Belo Jardim a premiação do Persona Agreste 2021. São mais de 100 empresas e personalidades políticas e sociais que vão ser homenageados num cenário montado na quadra do Colégio Diocesano, a partir das 20h. Na lista de personalidades políticas estão os prefeitos Gilvandro Estrela (Belo Jardim) e Rubem Lima (Panelas), além de Genilson Lucena (vice-prefeito de Panelas), Débora Almeida (ex-prefeita de São Bento do Una), Delegado Rossine (ex-prefeito de Lajedo) e Prof. Geraldo Magela (Secretário de Ação Social de Belo Jardim). A apresentação será de Adriano Ferreira (Senso) e Edson Silva (Agreste TV).

“Temos de nos tornar na mudança que queremos ver”. (Mahatma Gandhi)

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário