quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Justiça garante informações à vereadora Célia Galindo sobre a AESA

                         Informações guardadas como se fossem segredos de justiça ou suspeitas de irregularidades pela Presidência da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA, agora terão que ser repassadas a vereadora Célia Galindo (PSB), que obteve na justiça o direito a obtenção das informações solicitadas. A decisão datada de 1º de novembro foi o do Juiz de Direito da Segunda Vara Cível da Comarca de Arcoverde, Dr. João Eduardo Ventura Bernardo, nos autos do processo n.º 0001289-21.2021.8.17.2220.

Célia requereu junto a DIRETORIA DE RENDAS E TRIBUTOS – DIRT, o histórico de pagamento de ISS de Terceiros, IRPF, licenças e demais tributos recolhidos ou não da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA referente aos últimos dez anos. Devidamente recebido o requerimento pela DIRT, esta o encaminhou para a Procuradoria Municipal, onde o Procurador Geral, Edilson Xavier, emitiu parecer negando o direito à informação requerido pela vereadora, alegando que ela teria excedido os limites de seu direito. 

A sentença ainda rejeitou todos os argumentos lançados na contestação apresentada na Justiça por Edilson Xavier, assentado o Juiz que Célia “em momento algum, excedeu os limites de suas prerrogativas, haja vista ter agido em plena conformidade com o próprio texto constitucional que, em seu art. 31, lhe conferiu o dever de fiscalizar a municipalidade”. 

Ao acolher as alegações da vereadora Célia Galindo, o Juiz afirmou ainda que “o acesso à informação é direito subjetivo assegurado constitucionalmente a qualquer cidadão, com maior razão deve ser observado quando o pedido é formulado por membro do Poder Legislativo municipal, dada a função fiscalizadora inerente a atuação daquele órgão.” Com a derrota das teses do Procurador de Arcoverde, Edilson Xavier, a Prefeitura terá o prazo de trinta dias para apresentação das informações solicitadas pela Vereadora.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário