segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Arquimedes soma cinco eleições vitoriosas que lhe conferem o Persona 2021

                          Eleito pela quinta vez prefeito de Buíque, Arquimedes Guedes Valença, é daqueles políticos que foram escolhidos para ficar na história. Nascido no município de Pedra-PE, Arquimedes Valença teve sua vida voltada ao campo e a criação de gado, mas a política veio nos anos 80, quando ingressou na seara eleitoral lançando-se candidato a vice-prefeito em 1982, eleito ao lado do ex-prefeito José Camelo. De lá pra cá, Arquimedes construiu uma grande história recheada de feitos que ficarão marcados na história de Buíque, levando-o a ser um dos homenageados do Persona 2021, que este ano homenageia os 30 anos da TV Asa Branca, no SESC Arcoverde.

Presidente da Cooperativa Agropecuária de Buíque nos anos 70, foi considerado o maior produtor de leite bovino de Pernambuco, por três anos consecutivos. Em 1982, ingressou na carreira política, sendo eleito vice-prefeito. Em 1989 conquistou seu primeiro mandato como Prefeito de Buíque-PE e nesse período, criou o carnaval de banho. Ao final deste mandato, conseguiu deixar o município com um legado jurídico considerável: Lei Orgânica Municipal promulgada, Código Tributário, Estatuto do Servidor Público Municipal, Lei da Organização Administrativa da Prefeitura, criação de conselhos municipais, regularização da situação funcional de todos os trabalhadores e servidores municipais.

Em 2001 conquistou o segundo mandato e neste período conseguiu com que o Vale do Catimbau fosse reconhecido como Parque Nacional do Catimbau. Já em 2005, no terceiro mandato, consegue, juntamente com a Pastoral da Criança, promover a erradicação da mortalidade infantil, um feito inédito no Nordeste; participa da implantação do Planipanema – Plano de Revitalização da Agropecuária do Vale do Ipanema, conquistando o título Estadual de Prefeito Empreendedor conferido pelo Sebrae.

Em 2017, ao lado de Dr. Dílson Souza Santos como vice, é eleito prefeito de Buíque pela quarta vez e em novembro de 2020 é reeleito para governar a cidade de 2021 a 2024; elevando sua marca de gestões para 5, aos 73 anos de idade, um dos raros a ser penta no comando de uma prefeitura pernambucana.

Um político com P maiúsculo, Arquimedes Valença é daqueles que bate na casa do povo, principalmente na zona rural e distritos para conversar e ouvir as histórias, aflições e soluções para os problemas do dia a dia. Em meio a pandemia, construiu um hospital municipal (Maria Deci Macedo Valença), que atende diariamente a população buiquenses, além de implantar várias novas unidades básicas de saúde. No desenvolvimento econômico, recolocou Buíque como o maior produtor de leite de Pernambuco, com mais de 79 milhões de leite produzidos em 2020 e vem promovendo a certificação das queijarias que hoje participam de concursos nacionais de queijos. Na infraestrutura foi responsável pelo asfalto que liga a cidade de Buíque ao Distrito do Catimbau, além da pavimentação de dezenas de ruas na cidade e distritos, bem como a reforma de toda a malha de estradas vicinais que tem manutenção permanente. 

Na lista de projetos futuros estão, entre outros, a implantação dos sistemas de abastecimento das vilas do Carneiro e Catimbau e a vinda do asfalto até o distrito de São Domingos já autorizado pelo Governo do Estado. É esse talento e história de perseverança e amor a sua terra que o faz se reconhecido pelo povo. 

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário