quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Moraes inclui Bolsonaro em inquérito das fake news por ataques às urnas eletrônicas

                       O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta quarta-feira (4) a inclusão do presidente Jair Bolsonaro como investigado no inquérito que apura a divulgação de informações falsas.

A decisão de Moraes atende ao pedido aprovado por unanimidade pelos ministros do TSE na sessão desta segunda (2).

A investigação criminal pode, posteriormente, tornar Bolsonaro inelegível. Isso só ocorre, no entanto, se:

Ataques às urnas

A apuração leva em conta os ataques, sem provas, feitos pelo presidente às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral do país. Mesmo após ser eleito, Bolsonaro tem feito nos últimos três anos reiteradas declarações colocando em dúvida a lisura do processo eleitoral.

Nas últimas semanas, o presidente subiu o tom e chegou ameaçar a não realização de eleições caso não seja aprovada uma proposta de emenda à Constituição que garanta a impressão do voto na urna eletrônica.

A notícia-crime, assinada pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, encaminha para investigação a live do presidente Bolsonaro da última quinta-feira (29) sobre o tema.

Na última quinta-feira, Bolsonaro fez uma live nas redes sociais que tinha o objetivo de demonstrar as supostas falhas das urnas. Mas, ao lado do ministro da Justiça, Anderson Torres, Bolsonaro teve de reconhecer que não tem provas da ocorrência de nenhuma fraude no sistema.

Na ocasião, o presidente se limitou a apresentar teorias antigas e comprovadamente falsas que circulam na internet sobre a urna - todas já desmentidas pelo Tribunal Superior Eleitoral e por serviços de checagem da imprensa. Durante a live, Bolsonaro também fez elogios aos ministros do governo dele e críticas à oposição, à imprensa e ao Supremo Tribunal Federal.

CURTA NOSSA FANPAGE E PERFIL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/afolhadascidades/

https://www.facebook.com/afolhadascidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário