quinta-feira, 8 de julho de 2021

Operação contra pirataria digital bloqueia sites, aplicativos e servidores de TV em Pernambuco

                     A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, nesta quinta-feira (8), uma operação conjunta com o Ministério da Justiça e Segurança Pública contra pirataria digital. A 15º Vara Criminal da Comarca do Recife autorizou o bloqueio de 207 websites, 74 aplicativos de web rádio, 20 aplicativos de música, além de 25 servidores que serviriam como TV online pirata.

A ação faz parte da terceira fase da Operação 404. O nome da faz referência ao código de resposta que aparece nos sites para indicar que uma página da web não foi encontrada ou está indisponível.

Além de Pernambuco, outros oito estados também têm mandados sendo cumpridos: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

As investigações tiveram início em maio deste ano. O principal crime investigado na força-tarefa é a violação de direito autoral. A pena é de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa para quem distribui o conteúdo com o objetivo de obter lucro. Já quem consome esse tipo de conteúdo pode ser condenado a detenção, de três meses a um ano, ou multa.

De acordo com a polícia, a ação nacional conta com a colaboração da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do MJSP; das Associações de Proteção à Propriedade Intelectual no Brasil e das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido.

A Polícia Civil de Pernambuco informou que outros detalhes sobre a ação devem ser divulgados "em momento oportuno".

Nenhum comentário:

Postar um comentário