domingo, 4 de julho de 2021

Itaíba: parcerias da Assistência Social já recuperaram 98% dos dependentes assistidos

                          Realizar obras, construir escolas, unidades de saúde, pavimentação e ações de infraestrutura em todas as áreas é uma marca do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Itaíba nos últimos quatro anos. Mas, paralelo a tudo isso, um trabalho social vem promovendo o retorno de dezenas de itaibenses ao convívio social recuperados de diversas dependências. É o Programa Toda Vida Importa.

Através desse programa a Secretaria de Assistência Social e Cidadania já firmou parcerias com três instituições (clínicas e institutos) de reabilitação e através delas vem promovendo a ressocialização e recuperação de jovens e adultos com problemas de dependência química e alcoólica, sem custo nenhum para as famílias dessas pessoas, como revela o secretário Arnon Vieira Ramos. 

“O cuidado com as pessoas, o sentimento de poder salvar vidas tanto na saúde como nas outras esferas do poder público sempre foi uma preocupação da prefeita Regina da Saúde. E essa determinação ela nos passou preocupada com esse drama que atinge muitas famílias e, muitas vezes, fatos que passam despercebidos pela sociedade. Cuidar dessas pessoas, promover sua recuperação e trazê-las de volta às famílias e a sociedade é muito gratificante”, afirmou. 

A primeira parceria firmada pela prefeitura de Itaíba, através da SASC, foi com a Comunidade e Fazenda Kerygma, localizada na Cidade de Maria, no município de Craíbas em Alagoas, composta por missionários, Freiras, diáconos e padres. A instituição conta com uma infraestrutura de piscinas masculina e feminina; horta para ensinar a plantar e colher; diversas atividades educativas; igreja, capela, auditório e espaço teatral, sendo um dos maiores complexos teatrais ao ar livre do mundo. A Fazenda cuida de homens e mulheres com problemas de dependência química e alcoólica, sendo realizado acompanhamento médico, assistente social, psicólogo e psiquiátrico. 

Já a Clínica Irmã Dulce, localizada em Serra Talhada é especializada no tratamento de pacientes, homens e mulheres, com problemas psicológicos, psiquiátricos, neurológicos, depressivos e surtos psicóticos provocados através da dependência química e alcoólica, além de cuidar dos problemas relacionados a essas dependências. Ela recebe pacientes de forma espontânea/voluntária ou involuntária, quando o paciente se nega a fazer tratamento e é internado através de Medica Cautelar conseguida junto ao Ministério Público. O local também tem vagas disponibilizadas para o município de Itaíba através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

A terceira instituição com a qual a Prefeitura de Itaíba tem parceria é o Instituto de Reabilitação Santana Canté, em Santana do Ipanema, Alagoas. A entidade recebe apenas homens com dependência química e alcoólica de forma espontânea. 

Desde o inicio do Programa Toda Vida Importa, a Secretaria de Assistência Social já promoveu o atendimento e tratamento de mais de 50 itaibenses e, atualmente, em todas as três instituições tem pessoas do município recebendo todo o tratamento necessário e gratuitamente, com toda a assistência da prefeitura de Itaíba. 

“Nossa maior alegria é saber que dessas mais de 50 pessoas que já foram atendidas nessas três instituições com as quais temos parceria para salvar vidas, 98% delas voltaram completamente recuperadas. Somos a única secretaria de Assistência Social de toda a região que trabalha com um programa deste tipo e com parcerias como essas”, frisou o secretário Arnon Vieira Ramos. 

O programa atende as pessoas tanto da sede da cidade, como dos distritos de Negras e Jirau, sítios e povoados que procuram a secretaria ou a acionam. Até hoje, apenas quatro pessoas não conseguiram se recuperar de suas dependências após tratamento nessas instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário