segunda-feira, 21 de junho de 2021

Arcoverde: Siqueirinha renova Mesa Diretora com eleição para o biênio 2023/2024

                     Numa sessão tumultuada, apesar de seguir todas as regras definidas pelo Regimento Interno da Casa James Pacheco, o vereador e atual presidente da casa legislativa, Wevertton Siqueira (PSB), foi reeleito para o biênio 2023/2024 da Câmara Municipal com a renovação de quase toda a mesa diretora. O inusitado da sessão foi a saída dos vereadores governistas, liderados pelo líder do governo, vereador Luciano Pacheco, que pleiteava disputar a presidência com apoio do atual prefeito Wellington Maciel.

A nova Mesa Diretora que assume para no próximo biênio é composta, além do presidente reeleito, pelo vereador Everaldo Lira (PTB) como vice-presidente, Rodrigo Roa (Avante) como 2º vice-presidente, Zirleide Monteiro (1ª Secretária) e Célia Galindo (PSB) como 2ª Secretária.

Seguindo como manda o regimento da casa, a sessão foi aberta com os 10 vereadores que compõem a casa legislativa dando quórum para seu funcionamento. Após a leitura dos tradicionais requerimentos, o vereador Siqueirinha apresentou o requerimento para a realização da eleição da Mesa Diretora que terminou sendo aprovado por 5 x 4 já que a presidente em exercício, no caso a vereadora Luiza Margarida (PSB), não vota nesses casos.

Todo o regimento e seus artigos que embasaram a decisão da noite desta segunda-feira que garantiu a reeleição de Siqueirinha para a presidência da Casa James Pacheco por mais dois anos, foi lido minuciosamente pelo vereador Rodrigo Roa (Avante), afirmando estar tudo dentro da legalidade, ato esse referendado pelos vereadores Everaldo Lira e Célia Galindo que já tem oito e nove mandatos, respectivamente, já presidiram a Câmara e conhecem o regimento como ninguém.

O inusitado aconteceu exatamente neste momento, quando o líder do governo vendo que já tinha dado quórum e confirmado a eleição com a votação do requerimento, orientou e esperou que toda a bancada governista (Luiza Margarida, João Marcos, João Taxista e Sargento Britto) obedecessem a ordem e se retirassem da sessão. Como a sessão foi aberta com quórum e o requerimento votado como manda o regimento, a eleição aconteceu com a presença apenas dos vereadores que cumpriram seu papel de legisladores e elegeram a nova Mesa Diretora.

Após a saída do plenário da Casa James Pacheco, os vereadores que acabaram abandonando a sessão se dirigiram a casa do prefeito Wellington Maciel que, durante a tarde, tentou influir na eleição da casa para garantir a eleição do seu líder do governo para o biênio seguinte, mas esbarrou no direito do atual presidente de concorrer à reeleição. Na casa do prefeito, gravaram um vídeo tentando demonstrar que a eleição não teria sido correta, o que esbarra no regimento da casa legislativa que ratifica todas as decisões desta noite como leu o vereador Rodrigo Roa em plenário.

O presidente reeleito concedeu entrevista ao repórter Adriano Ferreira logo após o encerramento da sessão e falou sobre a decisão da noite desta segunda-feira (21).


Nenhum comentário:

Postar um comentário