sexta-feira, 14 de maio de 2021

Só Lula e Huck venceriam Bolsonaro no 2º turno, mostra PoderData

                         Pesquisa Poder Data divulgada nesta 5ª feira (13.mai.2021) mostra que 52% dos brasileiros que consideram “ruim” ou “péssimo” o trabalho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) votariam em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se as eleições fossem hoje.

O resultado apresentado é próximo ao da pesquisa anterior, realizada em abril, quando 51% dos brasileiros que rejeitavam o trabalho de Bolsonaro escolheriam o petista em novas eleições. A variação de 1 ponto percentual fica dentro da margem de erro da pesquisa, de 2,0 p.p..

Entre os que avaliaram o trabalho de Bolsonaro como “ótimo” ou “bom”, 82% responderam ter a intenção de votar no atual presidente. Antes eram 83%. A diferença de 1 ponto percentual está dentro da margem de erro.  Dos que consideram o trabalho de Bolsonaro “regular”, 38% votariam nele. Há 1 mês, essa taxa era de 32%.

A comparação entre a pesquisa atual com o último levantamento do PoderData mostra pouca mudança em um eventual cenário eleitoral de Bolsonaro. Os estudos liberados pelo PoderData nessa 4ª feira (12) revelam que Lula e Bolsonaro empatariam no 1º turno e que apenas o petista e Huck têm chances de vencer Bolsonaro no 2º turno. 

2º TURNO

O ex-presidente Lula (PT) e o apresentador Luciano Huck são os únicos pré-candidatos com uma vantagem clara contra o presidente Jair Bolsonaro em um 2º turno nas eleições de 2022, segundo pesquisa PoderData realizada nesta semana (10-12.mai.2021).

Lula tem 50% da preferência dos eleitores contra 35% de Bolsonaro em uma disputa de 2º turno. Huck marca 46% contra 38% do presidente. As taxas oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais, em relação a 1 mês antes.

O presidente está em situação de empate técnico em um eventual 2º turno com Sergio Moro –os 2 teriam 39%– ou com Ciro Gomes –Bolsonaro teria 41%, ante 38% do pedetista. Também há empate com o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, que tem 37% dos votos, contra 40% de Bolsonaro.

O presidente ganharia com folga do governador de São Paulo, João Doria: 42% contra 32%. Há 1 mês, os 2 estavam numericamente empatados na marca dos 39%.

A pesquisa foi feita de 10 a 12 de maio de 2021 pela divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 489 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário