quarta-feira, 19 de maio de 2021

Com déficit de 116 mil, prefeituras devem receber novas doses de CoronaVac nesta quarta-feira

                        Depois de recuos e mudanças nas orientações do Ministério da Saúde e diante de atrasos na chegada de insumos que comprometeram a produção realizada pelo Instituto Butantan, em São Paulo, municípios pernambucanos continuam tendo dificuldade para completar o esquema de vacinação das pessoas que tomaram a primeira dose da CoronaVac.

 Embora tenha feito uma distribuição para repor os estoques na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou, nesta terça-feira (18), que 130 das 184 prefeituras do Estado já solicitaram envios de vacinas extras por não terem doses suficientes do imunizante.

Ao todo, foram pedidas 116 mil unidades. Cerca de 58 mil, que estão armazenadas no estoque estadual, devem ser entregues nessa quarta-feira (19).

Por meio de nota, a pasta disse que Pernambuco recebeu, até agora, 1.959.160 doses da CoranaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac e fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan. Atualmente, o estoque do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) conta com 58 mil. O restante, segundo o órgão, já foi distribuído para os municípios.

Um dos casos mais graves é o de Paulista. Na cidade da Região Metropolitana, cerca de 8 mil idosos, de acordo com a prefeitura, ainda aguardam receber a segunda da CoronaVac.

A gestão municipal informou que todas as 2.600 doses recebidas na última sexta-feira se esgotaram no mesmo dia e que espera novas remessas para dar continuidade à campanha de imunização contra a Covid-19.

“Os idosos que aguardam receber a segunda dose dessa vacina não precisam se dirigir aos pontos de vacinação enquanto a comunicação oficial da prefeitura não informar sobre a chegada de novos lotes”, afirmou por meio de nota.

Recife, Olinda e Ipojuca também pediram mais doses
No Recife, onde a vacinação com a CoronaVac chegou a ser suspensa entre o fim de abril e a semana passada, o déficit é de 16 mil doses, quantitativo que foi solicitado pela Secretaria Municipal de Saúde ao Governo do Estado.

Em Olinda, o pedido foi por mais 3.600. Porém, de acordo com a prefeitura, o repasse feito na semana passada permitiu que o município seguisse com as aplicações da CoronaVac. “O município continua aplicando, dentro da normalidade, a segunda dose no público-alvo, através de um cronograma de vacinação para atualização dos atrasados”, disse em nota enviada à reportagem.

Outro município que não recebeu doses suficientes para garantir a segunda dose da CoronaVac foi Ipojuca. A prefeitura informou ter recebido, na última sexta-feira, 450 unidades. No entanto, o município pediu à SES mais 2.700 para poder zerar a fila.

Procuradas pela Folha de Pernambuco, as gestões municipais de Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho disse estar com a vacinação em dia. A de Jaboatão não respondeu até a publicação da matéria.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) disse que está empenhada na análise dos ofícios dos municípios que solicitaram mais vacinas CoronaVac.

Ainda de acordo com a pasta, o trabalho vem sendo realizado com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE) e o órgão fez uma reunião na tarde desta terça para finalizar as análises dos pedidos.

A expectativa é que hoje já sejam distribuídas as 58 mil doses que estão no estoque estadual. A orientação é que as unidades recebidas sejam destinadas à aplicação das doses de reforço
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário