terça-feira, 18 de maio de 2021

Arcoverde: Siqueirinha exonera cunhado do ex-vice-prefeito cassado

                            Com objetivo de dar cara própria ao seu governo, o prefeito interino de Arcoverde, Wevertton Siqueira (PSB), promoveu mais mudanças no quadro de cargos comissionados e desta vez o alvo foram pessoas ligadas ao vice-prefeito cassado pelo TRE-PE por abuso de poder político e econômico, Israel Rubis. Com data do dia 14 de maio, foi publicada ontem a exoneração do ex-administrador do Cecora e ex-candidato a vereador pelo PP, Paulo Sérgio Diniz.

Ele exercia a função de Secretário Executivo de Administração e é cunhado do ex-vice-prefeito. Segundo informações, outros nomes ligados a Rubis teriam sido exonerados da pasta de Serviços Públicos e Meio Ambiente, antiga secretaria do ex-vice-prefeito. Para o lugar de Paulo Diniz foi nomeado André Silva Santos.

Na lista de demissões previstas ainda tem a atual Secretária de Cultura, Juliana Aguiar. A situação dela ficou ainda mais complicada após alguns grupos culturais emitirem nota em sua defesa e emparedando o prefeito interino. Na tal nota, “A Associação Estação da Cultura juntamente com seus ocupantes e parceiros que subscrevem essa carta, repudiam a possível troca da Secretária de Cultura Juliana Aguiar. Visto que esta foi indicada formalmente por essas associações através do Conselho de Políticas Culturais de Arcoverde” e dizem não “a Secretaria de Cultura como um cabide de empregos”, mas como citou o site Giro das Cidades, a atual secretaria já foi criada inchada, com 19 cargos comissionados.

Apesar de estar há 04 meses à frente da Secretaria, indicada pelos 13 integrantes artísticos do Conselho Municipal de Cultura, e ter sido elogiada por sua capacidade técnica, a atual secretária vem relegando a segundo plano a divulgação dos atos da secretaria de forma transparente, como questionam alguns segmentos do movimento artístico e cultural. “Falta disponibilidade de informações no portal da transparência sobre os atos da cultura principalmente de sua gestão”, questionam.

A última publicação no Portal da Transparência de uma ata de reunião do conselho data do dia 16 de dezembro, quando na oportunidade a então Secretária de Cultura e presidente, Teresa Padilha, “falou sobre a necessidade de o Conselho organizar a próxima eleição para titulares e suplentes de cada segmento, haja vista o fim dos mandatos atuais”. Durante a reunião ordinária ficou decidido que a eleição ficaria para o mês de fevereiro, seguindo os mesmos passos da primeira eleição do conselho, onde cada segmento iria eleger seus representantes. A última portaria de nomeação do conselho é datada de agosto de 2020, ainda pela ex-prefeita Madalena Britto. Não se tem notícia da escolha dos novos integrantes do Conselho. Do Giro das Cidades



Nenhum comentário:

Postar um comentário