quarta-feira, 7 de abril de 2021

Buíque já vacinou 90% dos grupos prioritários contra a Covid-19, iniciados no município

                   O mais recente boletim de vacinação liberado pela Coordenação do Programa Nacional de Imunização, da Secretaria de Saúde do município, revela que até ontem (06), Buíque já vacinou, em média, 90% das pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 já iniciados no município. 

Já são 5.805 pessoas vacinadas entre trabalhadores da saúde, indígenas, idosos e quilombolas. Para Michelle Novaes, do PNI, uma vitória de toda a equipe.

“Apesar das dificuldades da chegada das vacinas, graças a Deus, ao apoio de nosso prefeito Arquimedes e da Secretária Janice Rodrigues e, principalmente, da dedicação e empenho de nossos trabalhadores da saúde, já chegamos a uma média de 90% de vacinados entre os grupos prioritários. Nos deixa alegre e determinados a seguir em frente”, afirmou.

Segundo Michelle, os dados de pessoas em cada grupo estão sendo atualizados junto ao Governo do Estado, que ainda trabalha com dados defasados. Um bom exemplo é no número de idosos de 85 anos a mais. Ela revela que nas planilhas do Estado constavam 391 idosos nessa faixa etária, quando o número real era de 476, que foi repassado a Secretaria Estadual de Saúde. Com a vacinação, apareceram mais 5 pessoas nessa faixa etária, tendo agora o registro de 481 imunizados que representa 123% da meta.

A segunda faixa etária com maior percentual de imunização é a dos idosos de 80 a 84 anos com 98% da meta estabelecida. Em seguida vem os trabalhadores da saúde e os indígenas com 94% dessas populações já vacinadas, em cada uma. Na sequência vem os idosos de 75 a 79 anos (91%), os de 70 a 74 anos (83%), os quilombolas (73%) e os idosos de 65 a 69 anos de idade com um percentual de 64%.

A Secretária de Saúde, Janice Rodrigues, diz que, “apesar das dificuldades do quantitativo de vacinas disponíveis pelo Governo Federal, esses dados reforçam a esperança de que em breve vamos estar imunizando toda a nossa população. O prefeito não medes esforços, nossos profissionais estão todos os dias em busca de imunizar e utilizar cada gota de vacina para não desperdiçar e nossa maior satisfação é poder ver as pessoas que são vacinadas felizes, aliviadas, mas sem esquecer de continuar com as medidas de proteção como o distanciamento social, lavar as mãos com água e sabão, usar o álcool em gel 70% e, principalmente, usar a máscara. Vamos vencer essa guerra!”.

Casos – A Secretaria de Saúde registrou nesta quarta-feira (07) que mais cinco (05) pessoas foram infectadas pelo Covid-19 no município e foram confirmados mais dois óbitos. Um homem que estava confirmado para a Covid-19 e faleceu hoje e uma mulher que estava sob suspeita e teve seu exame confirmado para o novo coronavírus.

Com isso, o boletim epidemiológico desta quarta-feira, dia 07 de abril, fica com 1.600 casos confirmados, 1.518 recuperados, 50 casos ativos e 32 óbitos. Existem ainda cinco casos inconclusivos, um (01) caso suspeito e 2.798 descartados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário