segunda-feira, 15 de março de 2021

Pernambuco decreta quarentena em todo o estado para conter piora da pandemia da Covid-19

                    Pernambuco decretou quarentena em todo o estado, a partir da quinta-feira (18) até o dia 28 de março, para conter a pandemia da Covid-19. A medida divulgada nesta segunda-feira (15) determina a proibição do funcionamento do comércio considerado não essencial, bares e restaurantes, praias, parques, assim como de aulas presenciais em escolas e faculdades públicas e privadas.

A decisão foi tomada durante reunião do Comitê de Monitoramento do governo do estado. O encontro começou às 9h e a medida foi anunciada pouco depois das 15h. A quarentena não altera o esquema de vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco.

Esta é a segunda vez que medidas tão restritivas são adotadas em Pernambuco. Na primeira vez, a quarentena foi de 15 dias, para cinco cidades do Grande Recife, em maio de 2020. Agora, a quarentena é válida para todo o estado.

Durante o período de quarentena, ficam proibidos de funcionar os seguintes serviços: bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho, além de escolas e universidades (públicas e privadas).

Também ficam fechados clubes sociais, esportivos e agremiações; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, além da proibição da realização de práticas e competições esportivas; e eventos culturais, de lazer ou sociais.

Igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet. Em pronunciamento transmitido pela internet, o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que o estado passa por um novo pico da pandemia da Covid-19.

"É preciso reverter essa tendência para proteger cada vida e vencer. Adotamos novas medidas sociais e econômicas buscando reduzir o impacto da pandemia, mesmo diante de uma crise que também atinge o governo", declarou o governador.

De acordo com o governo, os serviços essenciais, que podem funcionar durante a quarentena, são os seguintes:

Supermercados

Padarias

Farmácias

Postos de combustíveis

Petshops

Clínicas, ambulatórios e similares

Bancos e lotéricas

Transporte público

Indústrias, atacado e termoelétricas

Construção civil

Material de construção

Materiais e equipamentos de informática

Lojas de materiais e equipamentos agrícolas, oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos

Nenhum comentário:

Postar um comentário