quarta-feira, 24 de março de 2021

Cidades do Sertão suspendem atividades por 4 dias devido a pandemia

                   Alguns municípios do Sertão decidiram suspender por completo o funcionamento das atividades econômicas desta quarta-feira (24) até o domingo (28). A decisão foi tomada diante do "alto índice de contaminação" de Covid-19, conforme apontou o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota.

"São 13 municípios, 12 do Sertão do Pajeú e um do sertão do Moxotó, que é Sertânia. Isso envolve cerca de 220 mil pessoas que são residentes nesses municípios", informou Patriota em entrevista ao Bom Dia Pernambuco.

O presidente da Amupe explicou que essa iniciativa foi do Ministério Público (MPPE) com os prefeitos dos municípios do Sertão. De acordo com José Patriota, a média de contaminação nessas cidades é de 5.4, maior que a do estado, que é de 3.4. "Além disso [tem] a taxa de ocupação de leitos. Hoje o Hospital Regional de Afogados da Ingazeira está com 100% dos leitos ocupados. A gente sabe que a quarentena decretada pelo estado ainda foi insuficiente, principalmente na região", pontuou.

Patriota ainda destacou que "os decretos que foram baixados e publicados pelos prefeitos restringem muito mais as atividades". Desta quarta até o domingo as feiras foram suspensas, e supermercados e lojas do comércio devem atender por delivery. Estão permitidos funcionar farmácias, postos de combustíveis e agências bancárias.

"Apesar da gente saber dos impactos na economia, a gente lamenta muito ter chegado a essa situação, que poderia ter sido evitada se a vacina tivesse chegado no tempo certo, na velocidade adequada. Não precisaria ter que tomar uma decisão dessa natureza. Cabe a Amupe apoiar a decisão dos prefeitos. É um trabalho conjunto com o Ministério Público, com sistema de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil...", detalhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário