quinta-feira, 25 de março de 2021

Câmara estende quarentena por mais 3 dias e retomada do comércio em abril

                           No pior momento da pandemia, o governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta (25) que vai estender por mais três dias, até 31 de março, a quarentena que está em vigor desde o dia 18. O estado informou, ainda, que em abril haverá reaberturas de atividades econômicas com novos protocolos.

O anúncio foi feito durante pronunciamento do governador Paulo Câmara (PSB), transmitido pela internet. A informação foi divulgada no dia em que Pernambuco confirmou mais 2.786 casos de covid-19 e bateu recorde de confirmações diárias pelo segundo dia consecutivo.

Além disso, segundo o governador, em abril também poderão ser retomadas as celebrações religiosas, desde que obedecendo aos protocolos e horários pré-estabelecidos.

A prorrogação da quarentena está baseada nos indicadores, de acordo com o estado. O secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que a segunda semana de março foi a pior de 2021.

"Foram 1.594 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Houve um aumento de 19%, em uma semana, e de 40%, em 15 dias. Ainda mais grave é o número de internados em UTI por conta da Covid-19. Esse número tem subido constantemente", declarou.

O secretário afirmou também que é preciso cuidado durante a retomada das atividades econômicas. "A retomada das atividades será gradual e sua evolução e intensidade continua atrelada ao comportamento das pessoas e aos números da pandemia", disse.

De acordo com André Longo, o estado "buscou fazer medidas restritivas baseadas na experiência anterior". Ele disse, ainda, que não "houve uma diminuição dos efeitos desse processo".

"Achamos que, inclusive, naquele período de 15 dias de maio e para agora, ainda falta uma semana, esperamos que as pessoas sejam aderentes nesses próximos sete dias, os números são comparáveis”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário